Sexta-Feira da Paixão terá a apresentação da tradicional “Paixão de Cristo”, no Ginásio de Esportes

A encenação acontece às 20h e a entrada é gratuita

Rodrigo 21/03/2024 - 14:54

Com o apoio da Prefeitura de Descalvado, através da SELT (Secretaria de Esporte Lazer e Turismo) e SEEC (Secretaria de Educação e Cultura) e, Câmara Municipal, o Grupo de Teatro RAE – Raízes, Arte e Expressão, fará a apresentação da “Paixão de Cristo 2024”, no próximo dia 29, Sexta-Feira da Paixão, no campo do Ginásio Municipal de Esportes, às 20h.

O prefeito Becão Reschini faz um convite a toda a população para que prestigiem a encenação dessa peça teatral, que sempre foi tradição em Descalvado (apesar dos anos que deixou de acontecer) e ressalta que a entrada é gratuita.

Além do apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, a peça teatral também conta com o apoio de alguns comércios locais que valorizam a arte e as tradições do período de Páscoa.

Segundo o diretor da peça, Décio Alfieri, o texto desse ano passou por algumas modificações e também a cena após a descida da cruz. “Temos a certeza que a população descalvadense mais uma vez irá apreciar este grandiosíssimo evento”, revela o diretor.

 

Breve histórico sobre o Grupo RAE

 

No ano de 1991, um grupo de jovens da igreja católica de Descalvado convidou Décio para fazer parte da Encenação da Paixão de Cristo em Descalvado, sob a direção de Márcia Tessarim até o ano de 1996.

Em 1995 surge o Grupo Teatral R A E fazendo parte alguns integrantes da Paixão de Cristo. A partir de 1996, com a saída da Márcia, Décio passou a ser o diretor e a escrever o texto, sempre baseado nos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Montou e escalou o elenco e a formatação do cenário e, ao dirigir a peça sempre busca acrescentar algo diferente, uma cena, uma música, uma coreografia. Modificações para que a peça não se torne monótona.

Até 2008, a peça “Paixão de Cristo” esteve vinculada à Igreja Católica, mas a partir de 2009, com um projeto de lei do vereador Sebastião José Rissi, a peça passou a fazer parte do Calendário Oficial do Município de Descalvado, sendo assim desvinculada da Igreja Católica. 

Em 2010, o Vereador Flávio Luiz Ancetti, concede ao Grupo R A E uma Moção de Congratulação pela apresentação da peça daquele ano.

Houve um hiato de tempo de 2013 a 2022 sem a peça por vários motivos; em 2023, com apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Descalvado - através de Emenda Impositiva, da Prefeitura Municipal de Descalvado, SEEC, SELT, comércio de Descalvado e população, mesmo com o temporal que caiu no dia, a peça foi encenada.

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário