Prédio da Assistência Social é reinaugurado com o nome da “Prof.ᵅ Cecília W. Sapia”

A obra de reforma e ampliação demorou mais de dois anos para ser concluída, visando o melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho aos servidores

Rodrigo 28/03/2024 - 15:08

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) acaba de reassumir sua sede, recém-reformada e ampliada, na Rua XV de Novembro, nº 456, no centro da cidade – ao lado da Rodoviária, após mais de dois anos em obras. Uma reforma que veio para um melhor atendimento à população que busca o serviço e, a oferta de melhores condições de trabalho aos servidores.

A reinauguração aconteceu na manhã do último dia 19 de março, terça-feira – Dia de São José, o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família. Um dia especial que vai ficar marcado por sua homenagem à saudosa “Professora Cecília Wichmann Sapia”, que dá nome ao novo prédio.

Participaram do evento muitas autoridades municipais – amigos e conhecidos da Família Sapia, o Dr. Edinir Sapia e o filho Dr. Jener com a família, o prefeito Antônio Carlos Reschini, a primeira-dama Maria do Carmo Reschini – secretária da Assistência e Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Municipal de Solidariedade – que fizeram a abertura do evento, com a participação de secretários públicos e funcionários da Assistência e demais setores municipais e representantes do Legislativo.

A unidade ficou em reforma por mais de dois anos e vinha prestando atendimento em outro prédio, na mesma rua. Agora a SADS está de cara nova e pronta para encarar os desafios do mundo moderno. Dar o nome à saudosa ‘Professora Cecília’ é uma homenagem mais que justa: Cecília participou da criação da Secretaria, em meados de 1973, no governo do prefeito Dr. Tomás Vita e seu vice Dr. Sapia.

O prédio recebeu 03 novas salas administrativas, 02 salas de estoque, 01 cozinha, 01 sala de entrega de leite, uma varanda ampla, 02 banheiros com acessibilidade para usuários do serviço, 01 varanda ampla e adaptações nas salas existentes. A maioria dos móveis e equipamentos são novos e o ambiente recebeu climatização com ar-condicionado e cortina de ar.

Toda a obra foi idealizada com recursos próprios da administração municipal visando um melhor atendimento à população que busca o serviço, além de ofertar melhores condições de trabalho aos servidores do setor.

Em fala emocionada, Dr. Sapia descreveu a mulher firme e dedicada que era Cecília e Dr. Jener agradeceu à atual administração pública por lembrar dessa brilhante mulher que deixou grandes ensinamentos a todos que fizeram parte de sua jornada em Descalvado.

Maria do Carmo descreveu a luta que o Município enfrentou durante a pandemia da Covid-19 e, que os ensinamentos da saudosa Professora Cecília deram sentido e inspiração na união de forças para o ‘Projeto de Confecção de Máscaras Solidárias’ em 2020. Com empenho de recursos próprios da administração pública de Descalvado, a SADS distribuiu 170 mil máscaras – num período que o item estava em falta para a compra.

Emocionada, Maria do Carmo falou dos tempos difíceis que o mundo vive, ‘onde o que não tem serventia é descartado’: jovens que abandonam suas famílias pelas drogas, pais e mães que abandonam os filhos e idosos que são esquecidos pelos familiares em instituições ou mesmo trancados dentro da própria casa; onde todos os problemas sociais acabam chegando às portas da Assistência Social do Município.

Prefeito Becão agradeceu a presença e o carinho de todos que prestigiaram a reinauguração dessa grandiosa obra que ficará à disposição das futuras administrações públicas, contando com a presença do presidente da Câmara Argeu Reschini, dos vereadores Vagner Basto, Pinho da Cabana, Ismael Franceschini, Marcelo Figueiredo e Mir Valentim.

Além dos convidados especiais e das pessoas ligadas à gestão da SADS, o evento foi divulgado e aberto ao público em geral. Ao final todos compartilharam o café da manhã.

Este dia ficará marcado na história, pois a SADS está de cara nova: ampliada e equipada com tecnologia e ambiente dinâmico para atender à população que necessita de acolhimento.

Acompanhou todo o processo e projeto de reforma, bem como a reinauguração de fato, o diretor da DRADS Araraquara (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) - da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Paulo Albano Filho.

 

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social 

É uma unidade pública municipal que atua na garantia de direitos socioassistenciais e no enfrentamento de situações de pobreza e vulnerabilidade social, sendo responsável pela gestão e coordenação das ações da política de assistência social, executando direta e indiretamente os serviços, programas, projetos e benefícios.

Atualmente, a Secretaria atende a 2.646 famílias cadastradas nos programas sociais, que estão nas situações de pobreza, baixa renda e renda per capita familiar abaixo do salário mínimo; além do cadastro de 788 pessoas beneficiárias do Bolsa Família e, 508 beneficiários (entre idosos pessoas com deficiência) do BPC - Benefício de Prestação Continuada.

 

Dentre as principais atribuições da Gestão são:

Gestão do Fundo Municipal de Assistência Social;

Gestão do SUAS - Sistema Único de Assistência Social;

Gestão do Cadastro Único e do programa Bolsa Família;

Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios.

 

 

Atendimentos prestados à população

Os serviços da Política de Assistência Social são organizados por níveis de complexidade: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade - executado diretamente pelo Município no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS - e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, bem como  de maneira indireta por meio de parceria com a rede privada formada por organizações da sociedade civil, inscritas no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), que desenvolvem os serviços tipificados na: Proteção Social Básica: União Descalvadense de Obras Sociais - UNIDOS e Associação Franciscana de Assistência Social – AFASCOM; Proteção Social Especial de Média Complexidade: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Descalvado – APAE; Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Lar São Vicente de Paulo, Casa de Oração a “A Santa Aliança I” de Descalvado e Grupo de Fraternidade Pai Jacob.

Gestão da Política de Assistência Social na unidade da Secretaria são ofertados o Posto do Cadastro Único e o Plantão Social.

 

Equipamentos da Secretaria: onde são ofertados o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV:

1.CENTRO COMUNITÁRIO “ALBERTO SUNDFELD”

Rua Rafael de Marco nº 151, Santa Cruz –Descalvado - SP

2.CASA DOS PROJETOS “DE OLHO NO FUTURO”:

Avenida Pio XII nº 284, São Sebastião – Descalvado – SP

3.NÚCLEO JARDIM ALBERTINA “AVELINO GAVA”

Rua: São Paulo nº 291, Jardim Albertina – Descalvado -SP

4.PROJETO CONVIVER:

Rua: Cyrillo Bortoleto nº 405, Jardim Belém – Descalvado – SP

5.

Centro de Convivência do Idoso - CCI “PINA SAPIENZA”

Rua: Talé Fabrício nº 21 – Santa Cruz – Descalvado – SP

 

Breve Biografia da “Professora Cecília” 

“Primeira Secretária da Promoção Social de Descalvado”

 

Nascida em Ipeúna (antiga Ipojuca), distrito de Rio Claro em 12 de novembro de 1930. Filha de pais de origem alemã, teve uma formação rígida, estudando até o colegial em Rio Claro, tendo depois ingressado na USP – Universidade de São Paulo onde cursou Biologia e História Natural.

Na Casa do Estudante veio a conhecer Edinir Salvador Sapia que cursava medicina, ficando amigos e namorados.

Formada, escolheu a cidade de Tupã para lecionar. Depois pediu transferência para Americana ficando mais próxima de seu futuro noivo e esposo até seu casamento no ano de 1958.Quando Dr. Sapia concluiu sua residência em medicina e optou por clinicar em Descalvado, Dona Cecília pediu remoção para o nosso Ginásio Estadual.

Aqui fixaram residência e ele assumindo a Santa Casa, foram juntos fazer especialização em Madri na Espanha.

Lá ela cursou o primeiro ano de medicina. Voltando para Descalvado como aqui na época não havia sequer um laboratório de análises clínicas, montou a suas expensas. Coletava e analisava ajudando assim Dr. Sapia na clínica e na Santa Casa. Foi muito querida e respeitada como professora, sendo paraninfa e patrona de diversas turmas.

Exerceu também com mérito o cargo de Presidente da APAE de Descalvado. 

Quando o Dr. Tomás Vita venceu, juntamente com o Vice Dr. Sapia as eleições para a Prefeitura Municipal no ano de 1973, decidiu por promover uma reestruturação no quadro de funcionários e atribuições das diversas diretorias, necessitando para isso de uma pessoa que fosse competente para desenvolver todo esse trabalho, convidando a Professora Cecília para ocupar a primeira Secretaria que criou, a da Promoção Social, e a partir dela foram criadas todas as demais sempre com a coordenação de Cecília.

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário