Governador atende pedido de Descalvado para 100 casas populares

Esse é o segundo pedido do prefeito Becão atendido por Tarcísio de Freitas. O primeiro foi a “Ponte da Serrinha”, falta só o asfalto da vicinal Descalvado x Pirassununga

Rodrigo 03/05/2024 - 15:32

O Governo de São Paulo anunciou no último dia 26 de abril, sexta-feira, um pacote de medidas para viabilizar a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios de todas as regiões do Estado, incluindo 100 novas moradias para Descalvado via CDHU.

A cerimônia oficial aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo e o Município de Descalvado foi representado pelo diretor de Gabinete do prefeito Becão, Mário Zambelli.

 O investimento do Governo Estadual é de R$ 5,26 bilhões, entre contratações diretas e aporte de subsídios para a iniciativa privada. Essa é a maior entrega já feita para o setor da Habitação na história.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Marcelo Branco, ressaltou que a atual gestão prioriza a habitação e que há uma forte parceria com os prefeitos na execução desse robusto programa habitacional: “Nunca houve um programa dessa magnitude no Estado de São Paulo, nem no Brasil e em nenhum dos outros estados. Essa parceria entre o Estado e o município é importante porque mostra que todos nós estamos no mesmo barco para reduzir o déficit habitacional de uma forma que nunca foi feita no estado”, e completa ainda que “primeiramente a demanda é sempre dos prefeitos; a CDHU não trabalha com listas, não trabalha com atendimentos, a não ser que sejam questões pontuais, questões de áreas de riscos muito pontuais, mas 100% das demandas vêm das prefeituras”, concluiu Branco. Ou seja, o município só é atendido pela CDHU quando a administração municipal solicita.

Descalvado foi uma das poucas cidades da Região Central do Estado a ser contemplada com moradias da CDHU. A partir de agora, tem início o planejamento e a formalização do convênio, cabendo à administração municipal indicar e ceder a área onde serão construídas as novas moradias.

Vale lembrar que todo processo de licitação para as empreiteiras e inscrição para as casas populares são de responsabilidades da CDHU.

Acompanharam a cerimônia em SP, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (PL), o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo Gilberto Kassab, o secretário especial de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado (PL) e representantes de todos os municípios contemplados.

 

Pedidos entregues pelo prefeito Becão

 

A administração de Descalvado já havia entregue pedidos para casas populares desde o Governo Rodrigo Garcia, em 2022, e após a mudança para o Governo Tarcísio de Freitas, o prefeito Becão Reschini entregou novo pedido em mãos ao novo governador, num encontro oficial na cidade de Piracicaba, em 13 de janeiro de 2023, juntamente com pedidos para uma nova ponte para a região Nossa Senhora da Saúde (“Ponte da Serrinha” destruída pelas fortes chuvas) e a agilidade para a conclusão do asfalto do trecho de terra da vicinal Descalvado x Pirassununga.

“Desse meu primeiro encontro com Tarcísio de Freitas, dois dos pedidos feitos estão sendo atendidos: a “Ponte da Serrinha” (via Defesa Civil do Estado) e as casas populares, via CDHU. Falta agora a liberação de recursos para a conclusão do asfalto da vicinal”, fala o prefeito Becão Reschini.

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário