Picadinho de frango

Nesses tempos corridos, nada como um pratinho rápido, fácil e saboroso não é? Esse franguinho é tudo isso, e ainda pode ser transformado no badalado frango xadrez.
Picadinho de frango à minha moda ( receita do site saboreando a vida)
Ingredientes
1 kg de peito de frango cortado em pedaços pequenos
2 dentes de alho
1 colher (sopa) rasa de sal (ou a gosto)
1 xícara (chá) de óleo culinário (mais ou menos 200 ml)
1/2 xícara (chá) de pimentão picado
1 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de amido de milho
1 cebola média cortada em rodelas
Preparo
Pelo menos meia hora antes do preparo, esmague o alho, juntamente com o sal e tempere os pedaços. Ponha o frango em um saquinho de plástico, feche o saquinho e leve-o à geladeira para que o frango absorva os temperos (você pode fazer isso de véspera). Ponha o óleo numa panela alta, de fundo grosso (como uma panela de pressão; pois isso restringe a sujeira provocada pela fritura) e deixe que o óleo esquente. Frite a cebola e o pimentão ligeiramente e retire-os (com uma escumadeira), reservando-os numa tigelinha. Frite o frango aos poucos no óleo (numas quatro levas) transferindo-o para uma vasilha forrada com papel toalha. Repita a operação até que todo o frango esteja frito. Depois disso, desligue o fogo, descarte uma parte do óleo da panela, reduzindo-o para umas três colheres de sopa. Retorne a panela ao fogo, junte o açúcar e, quando este começar a dourar, devolva todo o frango frito à panela. Revolva tudo muito bem por uns 30 segundos. Dissolva o amido na água e junte esta mistura à panela. Mexa bem para não empelotar. Junte o pimentão e a cebola e misture tudo . Está pronto!
Notas:
Para fazer o Frango Xadrez:
1) Substitua o óleo culinário por óleo de gergelim. E use pimentões de duas cores ou mais (dica: tanto no picadinho simples acima, quanto no frango xadrez, uma parte do pimentão pode ser acrescentado no fim do preparo, para que não murche e dê um colorido ao prato)
2) Adicione à receita um pedacinho de gengibre (1/2 colher de chá) descascado e ralado. Acrescente-o ao frango já frito, depois do acréscimo do açúcar e revolva tudo por por mais 30 segundos.
3) Logo após o passo 2, acima, acrescente à panela meia xícara (chá) de molho de soja (Shoyu) e revolva tudo novamente. Adicione a mistura de água e amido e mexa até que o molho engrosse. Se quiser incrementar ainda mais o seu frango xadrez, juntamente com a mistura de amido, acrescente um pouco de amendoim torrado e moído (1/2 xícara de chá).
Sugestão: sirva com arroz, salada e um refogado
Postado em Salgados. Marque o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*