Descalvado, 21 de Julho de 2018 Busca:   
Geral

Nutricionista orienta como adaptar o cardápio no inverno e evitar exageros

17/07/2013

Restaurante popular de São Carlos substitui alguns alimentos nos dias frios.
Legumes refogados e cozidos podem ser consumidos no lugar das saladas.


Nos dias mais frios, o consumo de alimentos quentes e mais calóricos aumenta e alguns pratos, como as saladas, acabam ficando de lado. Segundo a nutricionista do restaurante popular da Vila Irene, em São Carlos (SP), Gabriela Carizani, apesar do organismo exigir um pouco mais no inverno para se manter aquecido, não é preciso cometer exageros.

"Tem esse gasto calórico um pouco maior para manter a temperatura corporal, mas não justifica esse aumento absurdo durante as refeições. A gente pode optar por um chá quente, em vez de chocolate quente, que é menos calórico e vai fazer o mesmo efeito de aquecer", afirmou Gabriela, que é responsável pelo preparo e distribuição das refeições.

Na hora do almoço, o estabelecimento serve entre 450 e 500 refeições. A nutricionista Marinalda Napolitano, responsável pela compra de alimentos e elaboração do cardápio do restaurante, disse que nesta época do ano as plantações oferecem legumes mais calóricos e é preciso adaptar o cardápio.
"Batata doce, mandioca, abóbora, que são ricos em amidos e acabam aumentando o valor calórico da refeição como um todo", contou Marinalda.

Para o aposentado Sebastião Rodrigues da Cunha, nos dias frios a sensação de fome é maior. "Além de almoçar e jantar, a noite a gente pede alguma coisa, o organismo pede", disse.
O soldador Valdemar Inácio Ramos disse que apesar de comer mais durante o inverno usa uma estratégia para não ganhar peso. "Exercícios, fazer ginástica, praticar algum esporte. Eu ando de bicicleta, para mim é bom", afirmou.

Substituições
A nutricionista Camila Belasalma recomenda que as saladas sejam substituídas por legumes refogados ou cozidos, inclusive no preparo de arroz e tortas. "Por exemplo, uma couve refogada com cenoura e temperada com temperos comuns. Colocando sempre pouca água para evitar perder nutrientes", explicou.
Para deixar as sopas mais saudáveis e menos calóricas, o ideal é usar um tipo de carne mais magra e evitar bacon, calabresa e creme de leite. De acordo com a nutricionista, as frutas podem ser cozidas antes do consumo.
As trocas também devem ser feitas nas sobremesas. "Uma dica é substituir o chocolate ao leite ou o branco pelo meio amargo ou amargo, que são mais nutritivos", afirmou Camila.

Fonte: G1


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados