Descalvado, 21 de Novembro de 2018 Busca:   
Geral

Café de família de Caconde será servido para um Papa pela 2ª vez

17/07/2013

Papa Francisco vai tomar a bebida em visita a Aparecida (SP).
Família Bazilli mantém a tradição do cultivo do café fino gourmet.


O café produzido por uma família de Caconde (SP) será servido a um papa pela segunda vez. A primeira oportunidade foi durante a visita ao Brasil do Papa Bento XVI, em 2007, e o produto será novamente servido na quarta-feira (24), quando o Papa Francisco estiver em Aparecida (SP).

O café que será tomado pelo papa é produzido pela quinta geração da família Bazilli. A tradição começou com o avô de Pedro Bazilli, que chegou na região há quase 100 anos e descobriu em Caconde como cultivar um café com qualidade. “Somos iluminados por essa região, devido à altitude, o relevo e ao clima favorável”, disse.

Atualmente, a família possui um cafezal de 30 mil pés para a produção de um café fino, também chamado de gourmet. Foi da fazenda da família Bazilli que saiu o café servido para o papa Bento XVI, em 2007. Na época, os produtores enviaram 20 quilos para Aparecida.
Com a vinda do papa Francisco, a história se repete e quem trabalha na fazenda está feliz com a notícia. “Foi uma emoção, um homem santo tomar um café que passa pelas nossas mãos é uma maravilha”, afirmou a apanhadora Lúcia Helena Martins.

A colheita do café é manual, depois ele passa pela secagem, é torrado e mãos femininas dão o toque final . A embalagem já avisa que os grãos passaram por mãos de mulheres. “Tem todo um cuidado, um carinho especial durante a seleção manual, é muito cuidadoso”, explicou Roberta Bazilli.

A produtora não vai se encontrar com o papa e nem estar na cozinha onde a bebida será preparada, por isso ela já conversou com a chefe responsável pelo almoço para que as características do café sejam preservadas. “As recomendações foram a quantidade de pó por água, cuidado ao ferver a água para não deixar escapar o oxigênio responsável pelo aroma do café e usar uma água filtrada”, comentou Roberta.

G1


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados