Peça de teatro deseja encantar as crianças através da inocência do palhaço e da alegria it

Peça de teatro deseja encantar as crianças através da inocência do palhaço e da alegria itinerante do circo

Webmaster 09/08/2013 - 10:52
Espetáculo leva mensagens de respeito e boa dose de humor; programação da temporada prevê 18 apresentações em 03 cidades do Estado de São Paulo

A temporada da peça teatral “Um Sonho de Palhaço” volta a percorrer nossas cidades brasileiras, desta vez serão 03 cidades do Estado de São Paulo: Descalvado, Analândia e Bom Sucesso de Itararé durante o mês de agosto de 2013. Tanto na primeira etapa do projeto quanto agora na sua segunda temporada, a empresa patrocinadora oficial do evento é a MINERAÇÃO JUNDU, através de incentivo fiscal, proporcionado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

A peça será apresentada em Descalvado, nos dias 12 (3 sessões), 13 (1 sessão), 14 (3 sessões), 15 (1 sessão) e 16 (2 sessões) de agosto, já em Analândia, será nos dias 19 (3 sessões) e 21 (2 sessões) de agosto, e na cidade de Bom Sucesso de Itararé as apresentações acontecerão no dia 23 de agosto, com três sessões diárias, às 10h00, 14h00 e 16h15. As apresentações serão dirigidas às crianças da rede pública de ensino e instituições beneficentes, através de ingressos gratuitos.

O evento oferecerá além das apresentações teatrais, a oficina “A Arte de se fazer rir – Clown para Iniciantes”, com entrada gratuita. As cidades de Descalvado (nos dias 13 e 15 de agosto), Analândia (no dia 20 de agosto) e Bom Sucesso de Itararé (no dia 22 de agosto) poderão beneficiar 02 turmas de participantes, cada uma, acolhendo até 30 crianças por turma. As vagas serão preenchidas por crianças entre 7 e 11 anos de idade, alunas de escolas de ensino público. Também participarão os professores, com o intuito de aplicar o conteúdo aprendido a outras crianças que não foram contempladas.

O espetáculo “Um Sonho de Palhaço” é uma produção da Cia TPK Produções Artísticas Ltda, de São Carlos-SP. Foi criado por Jana Galdi, a palhaça Pipinela e é inspirado no cotidiano do circo e na criatividade do palhaço que sempre busca por situações inusitadas geradoras de risos e gargalhadas, finalizadas pela alegria e satisfação do público presente.

Para esta temporada de 2013, a Cia TPK Produções Artísticas conta com um convidado especial, Victor de Seixas, Filósofo, Mímico e Diretor, desde 1992 pesquisa as linguagens relativas ao teatro físico, dança e mímica, estudou na International School of corporeal Mime (UK), School of Physical theatre (UK), Dance Research Studio (UK), entre outras, hoje coordena o Projeto Mímicas, organizando a Mostra de Mímica Contemporânea e também dirigindo o Núcleo Angatu na cidade de São Paulo.

Com direção de Jana Galdi, que também integra o elenco juntamente com Dani Busatto, produção de Dnize Castro, conta ainda com Bia Barjud na operação do som, Tati Zanichelli na fotografia e Mariana Merlim na filmagem. O espetáculo foi desenvolvido para cativar crianças a partir dos 4 anos de idade. Todos os detalhes foram cuidadosamente planejados para deixar a peça com sabor de emoção.

A história
“UM SONHO DE PALHAÇO é um espetáculo infantil, escrito pela atriz Jana Galdi. A história aborda o cotidiano de três palhaços (Tozinho, Pipinela e Tatá) vivendo as dificuldades de um circo em processo de falência. Eles dormem e acordam pensando em soluções simples que possam trazer o público de volta. Durante os momentos que ensaiam novos números circenses, acabam cometendo muitas trapalhadas, as quais lhes dão novas idéias de como chamar a atenção das pessoas. Nesses momentos a dinâmica do estilo meta-teatro propicia várias oportunidades de participação ativa do público, o que acaba ressaltando a criança como elemento importante dentro do jogo proposto pelo espetáculo, contribuindo com o trabalho em equipe e o com a concretização dos sonhos dos palhaços: a perpetuação da magia do circo.”

O espetáculo “Um Sonho de Palhaço” tem a natureza itinerante assim como é a natureza do próprio circo desde a sua origem. Ele objetiva fazer a junção do teatro com a alegria do palhaço e alguns elementos circenses: malabares, acrobacias e equilíbrio, de tal forma que por um processo dinâmico, seja capaz de conquistar a platéia, despertando-lhe a participação e interação espontânea.

A Cia TPK
Os integrantes da Cia TPK – PRODUÇÕES ARTÍSTICAS completaram seis anos de parceria produzindo espetáculos, eventos e propostas educativas, voltados para o público infanto-juvenil. O grupo teve início em 2005, quando começou a realizar pequenas cenas circenses-teatrais, em que a figura do palhaço era o mote principal das criações. Inicialmente, os integrantes desenvolveram pesquisas sobre esquetes clássicas de palhaços de circo e, a partir delas, começaram a estruturar seu primeiro espetáculo, “Circo Tokpotok” (2005), que já circulou por cinco estados brasileiros (SP, PR, MG, SC e RS) e também foi apresentado em Portugal, participando da programação de dezembro de 2010 do Theatro Circo de Braga. A companhia já realizou parcerias com instituições públicas e privadas, enfatizando sua atuação social, proporcionando, além de apresentações teatrais, ações educativas, oferecendo diversos cursos de iniciação nas artes do palco e do palhaço. Em 2011, o grupo abandonou seu antigo nome (Cia Tokpotok- Teatro e Animação Infantil), passando a se chamar Cia TPK-PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, dando, no entanto, continuidade ao espírito que sempre moveu seus integrantes: produzir com qualidade para o público infanto-juvenil!
Logo do Facebook Deixe seu comentário