Duas pessoas morrem em queda de avião da Esquadrilha da Fumaça

Duas pessoas morrem em queda de avião da Esquadrilha da Fumaça

Webmaster 12/08/2013 - 13:27
Uma aeronave A – 29 (Super Tucano) caiu no meio da manhã desta segunda-feira, 12, nas proximidades da cabeceira da pista da Aeronáutica, uma área de mata localizada entre a Lagoa da AFA e a pista.

Os dois pilotos teriam feito contato com a torre momentos antes da queda, informando que estariam realizando uma aproximação para pouso de emergência devido a uma falha mecânica.

O piloto e o co-piloto, foram recentemente promovidos para o EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea teriam morrido carbonizados, pois, teriam tentado a todo custo trazer o avião para pouso, porém, não conseguiram êxito.

Informações extraoficiais, o piloto e co-piloto capitães Fabrício Carvalho e João Igor Silva Pivovar tentaram ejetar, mas não resistiram.

O capitão Carvalho era nascido em Conselheiro Lafayette-MG, em 26 de janeiro de 1982. Ingressou na Força Aérea em 1998 como cadete e foi declarado aspirante a oficial em 2003. Na Esquadrilha da Fumaça ocupava a posição de ala esquerda externa. Tinha 2.350 horas de voo e era chefe da subsecção de Planejamento Controle e Estatística do EDA. Antes era piloto de transporte.

Realizou, entre outros, os seguintes cursos: Segurança de Voo - Prevenção, Tráfego Aéreo Internacional, Curso de Agente de Corrosão e Curso de Tática Aérea.

Em 2005, foi para o 4° ETA, em São Paulo-SP, onde serviu até 2006. Retornou, em 2007, para a Academia da Força Aérea, onde desempenhou as seguintes funções: Auxiliar da Seção de Operações do 1º Esquadrão de instrução Aérea (EIA), Ajudante de Ordens do Comandante da AFA, Chefe do Posto CAN-YS e Chefe da Subseção de Instrução do 1° EIA.

O capitão Pivovar era nascido em Jaguariaíva-PR no dia 1º de outubro de 1981 e ocupava a também posição de ala esquerda externa. Ingressou na Força Aérea em 1998 e declarado oficial em 2002. Atualmente era chefe da subseção de relações públicas do EDA. Também era piloto de helicóptero.

Realizou os seguintes cursos: Tática Aérea, Piloto de Asas Rotativas, Segurança de Voo, Socorro Pré-Hospitalar Militar, Combate Aéreo para Helicópteros, Resgate em Combate, Teórico de Busca e Salvamento, Preparação de Instrutores de Voo, Instrutor de Voo nas aeronaves H-50, H-1H, T-25 e T-27, Piloto Operacional com Óculos de Visão Noturna na aeronave H-1H, Tráfego Aéreo Internacional e Líder de Esquadrão de Instrução.

As aeronaves A-29 foram adaptadas para as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, sendo as manobras de sobrevoo realizadas oficialmente neste domingo(11/08).

Até o momento o Comando de Aeronáutica e da AFA não se pronunciaram oficialmente.

No canal da FAB no youtube foi postado no dia 12/08/13.
As primeiras passagens e demonstrações oficiais da Aeronave A-29



Fonte: http://www.reporternaressi.com.br/

Logo do Facebook Deixe seu comentário