Guto cobra instalação da Guarda Civil Municipal

Guto cobra instalação da Guarda Civil Municipal

Webmaster 22/08/2013 - 18:09
Ao iniciar o seu pronunciamento na sessão desta segunda-feira (19) o vereador Guto Cavalcante (PTB) abordou a falta de segurança na cidade e o incêndio provocado na EMEF Maria Sylvia Traldi De Marco, que causou grandes prejuízos à escola.

Guto questionou na tribuna se a culpa do ocorrido na escola seria da Prefeitura. “Eu me pergunto, a culpa do que ocorreu na escola é da Prefeitura? Em parte digo que sim, pois estamos cobrando do Poder Executivo, a instalação da Guarda Municipal (GM) e ela não é concluída”.

O vereador explicou que entre as atribuições da GM, além da segurança geral da cidade, está a preservação dos prédios públicos como as escolas. “Talvez se a Guarda estivesse nas ruas, fazendo a ronda, esse incêndio poderia ter sido evitado”, frisou o vereador.

Guto ainda alertou o Secretário de Administração quanto ao prazo que ele pediu em resposta a um requerimento de autoria do vereador. “A Prefeitura não cumpriu as etapas que faltavam para a conclusão dos trabalhos do Concurso Público da GM e o tempo está correndo, o prazo está se esgotando. Eles me pediram 60 dias para concluir as etapas faltantes e ainda não terminaram o trâmite”. E frisou: “É mais fácil priorizar a contratação dos guardas do que arcar com prejuízos, não só financeiros, mas como a escola Maria Sylvia teve, onde se perdeu no incêndio partes de documentos do setor administrativo”, discorreu o vereador.

Iluminação nas Praças
Guto também registrou o serviço da Prefeitura no reparo da iluminação das praças públicas, como a de São Benedito que já se encontra devidamente iluminada. Há algumas semanas, Guto apresentou por meio de reportagem exibida na sessão, as péssimas condições das iluminações das praças, uma delas a da Fepasa. “Eu cobrei há algumas semanas esse trabalho do prefeito e pude ver que está sendo feito, por isso estou registrando essa ação da Prefeitura, que entendo que é seu dever manter todas as praças iluminadas a fim de garantir a segurança pública”.

Agora, o vereador espera pelas melhorias nos demais pontos abordados por ele.

Casas Populares
Outro assunto que o vereador tratou na tribuna da Câmara se referiu às moradias populares. Guto cobrou da Prefeitura a divulgação do prazo de inscrições para as novas moradias populares do CDHU que serão entregues. Sua sugestão foi de uma ampla divulgação nos órgãos de imprensa locais a fim de que toda a população tenha acesso às informações.

O vereador tem sido abordado por munícipes que questionam sobre essas inscrições de casas populares. “A gente sabe do déficit habitacional do município e do sonho de muitas famílias em conquistar suas casas próprias. As pessoas querem saber das inscrições dessas casinhas e falta clareza da Prefeitura. Sabemos que será feito um sorteio com os critérios da CDHU, mas há um pré-agendamento marcado para os interessados em programa habitacional, o que acaba confundindo quem tem interesse em adquirir a sua casa própria”.

Segundo o vereador comentou, Descalvado ficou sem obras de casas populares por mais de oito anos e no governo passado foram conquistadas mais de 300, que estão sendo entregues em etapas. Vieram 60, recentemente pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e agora outras 76 que serão entregues pelo CDHU.

Transporte público escolar
Guto ainda abordou a reportagem da EPTV que apresentou o problema da falta de transporte público escolar às famílias do bairro Tamanduá que tem seus filhos estudando em outra região. Ele lembrou que em março desse ano, a matéria foi pauta de uma indicação sua, que pediu ônibus escolar a esses alunos e a instalação de pontos de ônibus dos circulares no bairro, para que pudesse ajudar essas famílias.

Para Guto há uma falta de prioridade da Secretaria de Educação e não falta de dinheiro para investir na compra de ônibus para esses alunos bem como a contratação de motorista e monitor. “O secretário disse que o transporte público infantil não é obrigação do município, mas eu entendo que é sim uma prioridade oferecer não só o transporte, mas também uma escola nesse bairro”. Guto concluiu o assunto dizendo que no PPA (Plano Plurianual do Município) que está sendo apreciado pela Câmara, não há nem no bairro Tamanduá e nem em nenhuma outra região a previsão de construção de novas creches.


Logo do Facebook Deixe seu comentário