Centro de Zoonoses está em fase final de acabamento

Centro de Zoonoses está em fase final de acabamento

Webmaster 24/08/2013 - 05:58
Nas próximas semanas a prefeitura de Descalvado deve entregar as obras concluídas do Centro de Controle de Zoonoses.

Localizado ao lado da Unicastelo na avenida Hilário da Silva Passos, o prédio está instalado em uma área de aproximadamente 400 m², com salas de recepção, sanitários, baias para cães e gatos, salas destinadas aos veterinários, para vacinação dos animais, controle de vetores, e outras dependências, para atender entidades como a APA (Associação Protetora dos Animais).

O prédio teve sua construção iniciada em 2011, com a intervenção do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) que apresentou emenda parlamentar junto ao Ministério da Saúde, no valor de R$ 400 mil para Centro de Zoonoses em Descalvado, incluindo o município na ação “Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças.

Finalidade
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses, como raiva e o calazar (úlcera), além da dengue e doença de chagas, desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.

Os mesmos desempenham suas funções através do controle de populações de animais domésticos como cães, gatos e animais de grande porte e controle de população de animais sinantrópicos como morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros.

Esta ação é baseada em trabalhos educativos, procurando esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais.

Em nível local, nacional e internacional, os CCZ elaboram e organizam constantemente programas de treinamento, estágios, atualização e intercâmbio entre os profissionais que atuam nesta área específica. É permitido também aos Centros de Controle de Zoonoses, praticarem a eutanásia em animais, desde que realizada com métodos humanitários.

Um serviço muito conhecido dos Centros de Controle de Zoonoses é o de captura de animais errantes, diminuindo o risco de acidentes automobilísticos e doenças infectocontagiosas entre animais, bem como o controle das principais zoonoses realizado pela famosa carrocinha.


Logo do Facebook Deixe seu comentário