SUS realiza cirurgia vascular

SUS realiza cirurgia vascular

Webmaster 31/08/2013 - 08:11
Há mais de um mês a Secretaria de Saúde vem realizando cirurgias vasculares através do SUS.
Os procedimentos estão sendo realizados pelos médicos Carlos H. Castro e Daniel V. Fonseca.

De acordo com a Saúde, estas cirurgias eram feitas fora da cidade. Devido a alta demanda o prefeito Sposito pediu que o secretário municipal de Saúde, Carlos Bianchi viabilizasse a realização destas cirurgias através do CEME, para acabar com a demanda reprimida.

Para fazer a cirurgias, os pacientes estão sendo avaliados no pós-operatório, passando por exames para avaliar a necessidade da intervenção.

Apesar de a Santa Casa só liberar a realização de até sete cirurgias eletivas ao mês, já foram realizados 5 procedimentos vasculares nos últimos 30 dias.

A cirurgia vascular consiste em tratar doenças que atingem todo o sistema vascular do corpo, exceto do coração (tratado pela Cirurgia Cardíaca) e dos vasos dentro do crânio (tratados pela Neurocirurgia).

O sistema vascular do organismo é formado por artérias, veias e vasos linfáticos. As artérias são responsáveis por levar o sangue do coração, rico em nutrientes e oxigênio, ao resto do corpo, por isso possuem as paredes mais espessas, a fim de suportar grandes pressões sanguíneas. Já as veias são responsáveis por transportar o sangue da “periferia’ para o centro do sistema circulatório, que é o coração.

Atuam com pressões baixas e, por isso, possuem as paredes mais finas. Os vasos linfáticos carregam a linfa – líquido formado nos tecidos rico em proteínas e células de defesa – por todo o nosso organismo.

O cirurgião vascular é responsável pela prevenção e tratamento cirúrgico das doenças que atuam no sistema circulatório do abdômen, pescoço, membros inferiores e superiores. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a cirurgia vascular não está restrita ao tratamento de varizes.

O cirurgião, entre outros procedimentos, corrige artérias estreitadas ou dilatadas, veias ocluídas ou dilatadas e obstruções dos vasos linfáticos. O tratamento cirúrgico poder realizado da forma convencional ou por dentro dos vasos, cirurgia endovascular.

A Secretaria de Saúde quer zerar esta demanda ate novembro.




Logo do Facebook Deixe seu comentário