Conferência aborda fortalecimento do controle social para a Saúde

Conferência aborda fortalecimento do controle social para a Saúde

Webmaster 19/11/2009 - 15:14

Um grande número de profissionais e gestores ligados à área da Saúde compareceu à 2ª Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu na última quinta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Descalvado. O tema desse ano foi “Participação e fortalecimento do controle social para a Saúde que queremos através do SUS”. O fórum foi promovido pela Secretaria da Saúde, Conselho Municipal de Saúde e prefeitura municipal, sob a presidência de Nair Hypolito de Gaspari – que é membro do CMS.

Prestigiaram o evento o prefeito Luís Antonio Panone; o presidente do Legislativo, Luís Carlos rosa Vianna; os secretários doutor Edinir Salvador Sápia, da Saúde; André Coutinho Fernandes, de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; Wilson Scatolini, de Finanças; Paulo Roberto Saggiorato, de Esportes, Lazer e Turismo, além dos vereadores Sebastião José Ricci (PP), Gilson dos Santos Rodrigues (PT) e Geraldo Magela Izeppe (PTB).

Em sua explanação, o secretário doutor Sápia lembrou dos seus tempos de início de carreira, quando ainda não existia o Sistema Único de Saúde (SUS) e que as pessoas sem posses praticamente não tinham acesso à Saúde, “mas havia uma relação mútua de carinho entre os médicos e os pacientes”. O médico afirmou que conhece mais de 40 países e nunca viu um sistema como o SUS e destacou o caráter democrático da Conferência, afirmando que foram realizadas dez conferências pelos bairros de Descalvado com o intuito de conhecer as demandas da comunidade.

“Sei que existem problemas, mas as falhas serão corrigidas na medida do possível. Se não fizemos mais até o momento, não foi por má vontade”, disse doutor Sápia.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos, enalteceu a Conferência. “Quero dizer que este momento é único, pois temos oportunidades de utilizar essa conferência para lapidar nosso plano municipal de Saúde, de acordo com as propostas e reivindicações da população. É o momento de aprofundar as contribuições para a construção de uma sociedade que atenda a todos”.

Vianna destacou que “em menos de um ano o nosso governo municipal não tem medido esforços no cumprimento de seu plano de governo na área da Saúde, qual seja, a Saúde à disposição da nossa população 24 horas por dia, e muitas outras ações que estão e vem sendo competentemente bem desenvolvidas para o bem da Saúde de nossa gente. Parabéns!, Descalvado. Quem ganha com isso é nossa população”.

O prefeito Panone agradeceu as palavras do vereador e mostrou-se à vontade para afirmar que as duas Casas mantém um relacionamento de respeito, e que a atual administração, no que diz respeito ao Legislativo e Executivo, “está totalmente desprovida de vaidade”.


Dando prosseguimento, Panone elogiou as ações do secretário doutor Sápia por ter “humanizado o atendimento na Saúde”. O prefeito também fez questão de elogiar os membros do CMS, que “cuja atuação serve de exemplo para os demais Conselhos da cidade” por analisar, com toda dedicação, minuciosamente, as contas referentes à pasta.

Citando a Constituição de 1988, Panone revelou que, com a promulgação da Carta, “o Estado assumiu uma nova concepção de puro assistencialismo. Porém, dentro do âmbito da Saúde, os problemas acontecem no município. Ninguém vai bater na porta dos governos federal e estadual. É aqui que nós temos proximidade com as demandas dos cidadãos. A vida acontece no município, e é aqui que somos cobrados. Nós temos contato direto com a população”.

“Quando assumimos” – continuou Panone – “nós encontramos muitos desafios pela frente, mas nunca nos faltou motivação para enfrentar esses desafios. Sempre adotamos um discurso e uma prática otimistas e propositivos. Portanto, não nos intimidamos com a falta de medicamentos, com a demanda reprimida e reclamações sobre o atendimento”.

Com relação a um dos eixos em discussão, relativos à política de Recursos Humanos, Panone asseverou que “estamos valorizando o funcionário público. Brevemente, todos terão consciência da melhora do relacionamento do Poder Público com os servidores. Pela primeira vez, após muitos anos, nós demos um reajuste salarial acima da inflação”

Reestruturação – Panone abordou a reforma administrativa, que está em andamento. “Algumas pessoas afirmam que a reestruturação está demorando. E está mesmo, pois estamos fazendo uma análise criteriosa e um trabalho bem feito. Nós vamos mandar para essa Casa [Câmara dos Vereadores] o projeto para análise, de afogadilho. Nós temos respeito pelo Legislativo. E um dos pontos diz respeito às dificuldades que nós sabemos que os médicos têm em cumprir horários. Porém, temos de tratar a todos com isonomia. Precisamos ser justos. Se o profissional trabalhar quatro horas, vai receber por quatro horas. No entanto, nós vamos remunerá-los, no mínimo, de acordo com a média salarial dos municípios vizinhos”.

O prefeito ainda fez um breve balanço das conquistas ao longo do primeiro ano de administração, como a aquisição de novos veículos e a reforma do Centro de Saúde. “Nós estamos avançando, e muito se deve ao fato dos funcionários da Saúde estarem fazendo um trabalho extraordinário. Já não temos mais, por exemplo, demandas reprimidas para pequenas cirurgias e conquistamos uma sala de endoscopia. O processo é dinâmico e contínuo. Nós temos ainda algumas críticas pontuais, mas também temos colhido elogios de pessoas que saíram da fila do atendimento para certos procedimentos”, finalizou Panone.

Após a cerimônia de abertura, o público pode assistir à palestra proferida pela professora doutora Maria Lucia Teixeira Machado, da UFSCar. Ao longo do dia houve debates, exposição e votação de propostas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário