Pastor Adilson apoia campanha de doação de sangue na cidade

Pastor Adilson apoia campanha de doação de sangue na cidade

Webmaster 05/09/2013 - 20:40
Vereador propõe mais campanhas de coleta de sangue e descontos em tributos como incentivo aos doadores

Todos os anos o Hemonúcleo de Araraquara promove campanhas periódicas para reabastecer o seu banco de sangue que atualmente atende 25 cidades da região, dentre elas Descalvado. Essa é a contrapartida que o hemonúcleo estabelece com os municípios parceiros no intuito de nunca faltar sangue a quem necessita.

No entanto, a doação de sangue é um ato voluntário por uma parcela mínima da população brasileira, e na região, nos últimos meses, o estoque ficou abaixo da média, segundo explicou o vereador Pastor Adilson Gonçalves (PTC).

Nesse sentido, o vereador está solicitando ao Prefeito Municipal, Anderson Aparecido Sposito, uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemonúcleo de Araraquara com pontos de coletas constantes, que podem ser realizadas inclusive nos finais de semana, para a reposição dos estoques de sangue.

O vereador ainda propôs que a Prefeitura crie um programa de incentivo aos doadores municipais, estabelecendo, por exemplo, descontos de 5% na tarifa de água ou no IPTU no intuito de que mais pessoas possam se sentir motivadas a fazer essa ação. “Acredito que ações como essa possam mudar a realidade do município enquanto doador de sangue. Infelizmente a contrapartida de Descalvado é pequena e precisamos melhorar isso”, frisou.

Como ser um doador
Uma campanha de doação de sangue é uma ação simples que não demanda muitos recursos. No entanto, seu sucesso depende de mobilização e divulgação prévia, tanto em termos de exposição, quanto de esclarecimento.

Para ser um doador é simples:
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
» Pesar no mínimo 50 kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
» Gravidez
» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
» Tatuagem nos últimos 12 meses.


Logo do Facebook Deixe seu comentário