Descarte correto de pilhas e baterias pauta trabalho do vereador Adilson Gonçalves

Descarte correto de pilhas e baterias pauta trabalho do vereador Adilson Gonçalves

Webmaster 05/09/2013 - 20:42
Ele propõe campanhas de conscientização nas escolas e mais postos de coleta seletiva do produto na cidade

Pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana e ao meio ambiente.

A legislação brasileira proíbe o lançamento de pilhas e baterias in natura a céu aberto, tanto em áreas urbanas como rurais; a queima a céu aberto ou em recipientes, instalações ou equipamentos não adequados, conforme legislação vigente; o lançamento em corpos d’água, praias, manguezais, terrenos baldios, poços, cavidades subterrâneas, em redes de drenagem de águas pluviais, esgotos, mesmo que abandonadas, ou em áreas sujeitas à inundação. Portanto, quem descarta incorretamente esse material age contra a lei!
Foi pensando nisso que o vereador Adilson Gonçalves (PSC) solicitou da Prefeitura Municipal a promoção de uma campanha de conscientização para o descarte correto desses objetos em escolas e lojas especializadas de telefones celulares, ao mesmo tempo dispondo de mais postos de coletas seletivas na cidade.

O acesso à tecnologia nos dias atuais faz das baterias de celulares, por exemplo, um grande acúmulo de lixo eletrônico. Essas baterias em desuso acabam espalhadas e descartadas no lixo comum pela maior parte da população que muitas vezes não sabe que isso é proibido.

O vereador salientou o benefício que uma campanha simples como essa traria ao município. “A minha ideia é disponibilizar postos de coleta à população e a escola é um ótimo lugar para começar essa campanha de conscientização e coleta seletiva, fazendo de crianças, adolescentes e jovens multiplicadores dessas informações”, frisou o Pastor Adilson.

Como reciclar pilhas e baterias –Pilhas e baterias são produtos que merecem cuidados especiais na hora de serem descartados. Isto porque trazem substâncias tóxicas – metais – descartados em sua composição. Nas cidades onde há aterros sanitários, com sistemas de impermeabilização do solo, os metais tóxicos não causam danos ao meio ambiente. Mas, em muitas cidades brasileiras o lixo ainda é depositado em lixões, que não têm qualquer sistema de impermeabilização. Assim, as substâncias tóxicas vão para o solo e contaminam os lençóis d’água subterrâneos.


Logo do Facebook Deixe seu comentário