Descalvado, 12 de Dezembro de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

Senador diz que população vai sentir redução no valor das passagens

13/09/2013

A suspensão da cobrança do PIS/Pasep e da Cofins sobre o transporte coletivo municipal rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros vai desafogar o setor e refletir no bolso dos brasileiros, de acordo com o senador Jorge Viana (PT-AC). A medida está publicada na edição de hoje (12) do Diário Oficial da União. O parlamentar, porém, explicou que a nova lei é apenas "um passo inicial" para resolver o problema do transporte público no país. Viana, que foi relator do texto no Senado, ressaltou que são exorbitantes os valores das passagens cobradas pelas empresas que prestam o serviço.

A proposta foi aprovada na Casa há quase um mês como resposta a uma das principais reivindicações populares apresentadas nas manifestações dos últimos meses em todo o país. O argumento dos parlamentares que defenderam o texto é o de que a medida levará à redução do preço das passagens e melhorará a qualidade do transporte coletivo.

Pelos cálculos, a suspensão da cobrança dessas alíquotas vai significar uma renúncia de receita de cerca de R$ 1,5 bilhão em 2013. Viana explicou que essa baixa está prevista na Lei Orçamentária Anual para o exercício do ano.
O projeto recebeu a primeira aprovação em junho, pela Câmara, mas, um mês antes, sem esperar uma posição do Legislativo, a presidenta Dilma Rousseff editou a Medida Provisória (MP) 617, que acabou com a cobrança das alíquotas. A MP tem sido analisada por uma comissão mista do Congresso. Deputados e senadores já apresentaram mais de 100 emendas e a proposta de um projeto de conversão para transformar a medida em lei, ampliando o benefício fiscal e criando mecanismos para estimular o uso do vale-transporte.

O colegiado especial se reuniria no final da manhã de hoje para analisar o relatório sobre a MP. Com a sanção da lei, o debate foi remarcado para o próximo dia 17.

Agência Brasil


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados