Prevenção ao câncer cervical nas unidades de saúde é propostopor Zé Dias

Prevenção ao câncer cervical nas unidades de saúde é propostopor Zé Dias

Webmaster 13/09/2013 - 15:17
Promover na rede pública municipal de saúde o “Programa de Prevenção e Tratamento Contra o Câncer de Colo do Útero” é a proposta do vereador José Dias Bolcão (DEM). Por meio de Anteprojeto de Lei, Zé Dias projetou na matéria a forma que o município deve promover a campanha em todas as unidades locais, englobando várias faixas etárias.

Pesquisas apontam que entre 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada pelo Papiloma vírus humano (câncer de colo do útero) e que 80% das mulheres possam vir a contrair a infecção em algum período de duas vidas.

O maior problema da doença é o não aparecimento de sintomas clínicos na maioria dos pacientes, por isso a importância dos exames preventivos, e campanhas alusivas, sobretudo aos comportamentos de risco.

A doença – O Câncer de colo de útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos e pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV).

A doença ainda está entre as enfermidades que mais atingem as mulheres e levam a óbito no Brasil. O tratamento é demorado e depende das técnicas aplicadas e que apesar de em vários casos haver recaído, se diagnosticado a tempo, a cura e a eliminação do vírus são mais eficazes.


Logo do Facebook Deixe seu comentário