Descalvado, 19 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Aeroporto de Araraquara pode ser administrado pela iniciativa privada

19/09/2013

Reforma está sendo concluída; voos regulares começam em novembro.
Prefeitura também quer que o local receba aviões de carga.


O governo do Estado de São Paulo vai incluir o aeroporto Bartolomeu de Gusmão, em Araraquara (SP), em m lote de concessão por meio de uma parceria público privada. O local, que está em fase de conclusão de reformas e vai receber voos regulares da Azul a partir de novembro, também está na disputa o recebimento de aviões de carga.

O novo terminal de passageiros custou R$ 7,4 milhões e deve gerar 40 empregos. A partir de novembro, a empresa Azul começa a oferecer voos regulares para Campinas. Agora, o governo estadual quer entregar a administração do aeroporto para a iniciativa privada. “Você tem mais agilidade de operação, mais rapidez, é menos burocrático. Pelo que a gente tem visto nos aeroportos que já foram concessionados, melhorou a agilidade do serviço”, afirmou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB).

Para o professor de engenharia aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), James Waterhouse, a concessão é positiva desde que o contrato seja muito bem definido com a empresa privada. “A iniciativa privada visa o lucro e ela vai querer maximizar seu lucro. Se essas regras não estiverem bem feitas isso pode gerar até uma piora. A qualidade do serviço vai ser definida pelas regras do jogo que o Estado colocar no edital de licitação desses aeroportos”, ressaltou.

O próximo passo é fazer com que o aeroporto também faça o transporte de cargas, o que facilitaria a logística das empresas de toda a região. “Claro que a disputa vai ser grande porque nós temos o aeroporto de Ribeirão Preto e o de Franca também pleiteando a mesma coisa. Eu acho que essa vocação de Araraquara, como centro de distribuição e centro de logística, vai nos favorecer nessa decisão dos governos estadual e federal”, afirmou a diretora regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Eneida Miranda de Toledo.


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados