Descalvado, 21 de Julho de 2018 Busca:   
Geral

Exercícios previnem problemas de saúde após a menopausa, diz Unesp

19/09/2013

Atividade física diariamente pode reverter consequências da hipertensão.
Estudo avaliou pressão arterial de 123 voluntárias entre 50 e 65 anos.


Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro mostrou que exercícios físicos podem prevenir e até reverter problemas causados pela hipertensão após a menopausa. Segundo especialistas, 80% das mulheres podem ter pressão alta com o fim do cliclo menstrual. O estudo feito por alunos de pós-graduação do curso de educação física recomenda 40 minutos diários de atividade aeróbica, como caminhada, hidroginástica ou natação.

Segundo o ginecologista João Gilberto Bortolotti Filho, durante a vida fértil, o estrógeno produzido nos ovários relaxa os vasos arteriais mantendo a pressão menor, mas com a menopausa, acontecem mudanças importantes. “Esse hormônio desaparece, então a pressão se eleva, além disso, o acúmulo de gordura também fica maior, principalmente no abdome”, explicou.

A pesquisa, iniciada em 2001, avaliou os níveis de pressão arterial e funcionamento do organismo de 123 mulheres, entre 50 e 65 anos. Foi identificado que um sistema chamado renina-angiotensina, que trabalha para regular a pressão arterial, era a resposta dos problemas.

“Se não controlado, ele vai elevando a pressão das mulheres e chega a desencadear problemas sérios, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral”, afirmou a pesquisadora Angelina Zanesco.

O estudo ainda não foi concluído, mas já apresenta resultados positivos, principalmente pela descoberta que a atividade física é uma grande aliada da mulher mesmo antes da menopausa. “O exercício é uma das abordagens para prevenir o aparecimento da doença, porque depois que ela apareceu o tratamento é crônico, ou seja, para a vida toda”, disse a pesquisadora.

A dona de casa Denise dos Santos é hipertensa e foi uma das voluntárias na pesquisa. Ela sentiu melhoras na saúde depois que incluiu a atividade física na rotina diária. “Perdi um pouco de peso e o calor da menopausa diminuiu”, contou.

A manicure Sueli Secco também sentiu diferença com os medicamentos e os exercícios. “Estou ótima, me sinto super bem, não tenho canseira e estou sempre agitada. Com pressão de menina”, declarou.

G1


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados