Suposta falha médica pode ter levado mulher a acreditar que estava grávida de 8 meses

Suposta falha médica pode ter levado mulher a acreditar que estava grávida de 8 meses

Webmaster 20/09/2013 - 17:08
Dona de casa de 35 anos chegou a comprar enxoval para a chegada do que seria o 4º filho

Durante oito meses uma dona de casa de 35 anos carregou o sonho de ter mais um filho. A barriga cresceu, o enxoval foi comprado, o parto estava marcado, mas nos últimos dias a família passou a viver um drama. O último ultrassom mostrou que mulher não está grávida, mas ela questiona o resultado, já que fez todo o pré-natal em uma Unidade Saúde da Família (USF), inclusive outros exames mostraram o sexo do bebê, peso e tamanho.

O São Carlos Agora resolveu ajudar Simone de Fátima Munerato a descobrir o que aconteceu. Ela ficou sabendo da gravidez no dia 28 de março deste ano, quando passou por uma consulta na Unidade de Saúde da Família (USF) José Fernando Petrili Filho, no Cidade Aracy II.

Ela informou que no dia 21 de maio realizou a primeira ultrassonografia que confirmou a gestação de 21 semanas e 3 dias e que o bebê pesava cerca de 400 gramas. Na ocasião a médica afirmou ser uma menina. O exame foi realizado na Santa Casa de São Carlos.

Durante todo o tempo de "gestação" Simone foi acompanhada pela médica da USF, que receitou medicações, injeções, e até havia marcado a cesariana para o dia 29 de outubro. No último dia 3, ela foi novamente examinada pela médica que chegou a ouvir o coração da criança. "Ela colocava a máquina na barriga, ouvia o coraçõazinho, marcava os batimentos, media a barriga, fazia todo o processo que a gente passa no pré-natal", informou.

Quarta-feira, quando realizou o último ultrassom no Hospital Escola (HE), antes da cesariana, o exame não detectou nenhuma gravidez. Simone contou que ao saber da notícia seu marido desmaiou devido ao choque. "Eu estou um pouco mais forte, mas meu marido ficou muito abalado, ele está à base de medicação, a gente já estava esperando a criança, estávamos com o enxoval tudo pronto. É uma situação muito complicada que mexe com o psicológico. Já tínhamos amor por criança", explicou Simone.

Quando questionada pela nossa reportagem se havia sido avisada sobre uma possível gravidez psicológica, ela informou que não e que os médicos afirmaram que todo o processo foi realizado em cima de um erro médico. Ela nos informou ainda que ontem, após toda a repercussão do caso, descobriu que a médica da USF, que a acompanhou durante toda a "gestação", não é ginecologista e sim clinico geral.

Se for confirmado o erro médico, a mulher deve entrar com um Processo Judicial contra a médica que a acompanhou nesse período.

Nós conversamos também com José Carlos, marido de Simone, que informou que hoje (20) eles vão passar por um médico particular, para uma consulta e já agendaram um novo ultrassom para segunda-feira (30), que pode ou não confirmar a gravidez.

"Vamos procurar nesta sexta um médico particular para termos a certeza do que realmente aconteceu. Estamos muito abalados com a situação. Eu tenho 45 anos, fiquei muito contente quando soube da gravidez. Estava trabalhando em Brasília na construção do estádio, larguei o serviço e vim acompanhar minha esposa, comprávamos todos os meses um pouquinho do enxoval, compramos carrinho, cadeirinha, berço, tudo, aí vem agora essa história de que a gravidez não é real, estamos muito indignados", afirmou José Carlos.

Nós conversamos com a assessoria de imprensa da Prefeitura e repassamos o caso. Fomos informados que uma equipe da Secretaria de Saúde iria acompanhar a mulher em um novo ultrassom hoje para confirmar de houve erro. Caso tenha ocorrido erro, verificar se foi da profissional que acompanhou a "gestação" ou do Hospital, que pode ter repassado à paciente um exame incorreto. Essa nova ultrassonografia deve mostrar realmente se a mulher está ou não grávida.

São Carlos Agora

Logo do Facebook Deixe seu comentário