Descalvado, 21 de Julho de 2018 Busca:   
Geral

Mudanças climáticas e as chances de a humanidade ser salva

27/09/2013

Cientista dá alerta urgente e provocante

As variações climáticas que ocorrem na natureza podem ser bastante amplas e a relação direta entre fenômenos extremos e aquecimento global não é unânime no meio científico. Para James Hansen, importante cientista americano e estudioso das questões climáticas, os impactos dessas mudanças têm se revelado piores do que ele mesmo havia previsto em 2009. Em Tempestades de Meus Netos – Mudanças climáticas e as chances de salvar a humanidade, o autor fala sobre a questão do aquecimento global e formas de evitar uma possível catástrofe ambiental. A obra é um dos destaques do Senac Editoras na XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que se realiza até o dia 08 de setembro, no Rio de Janeiro.

Hansen acredita que embora a ameaça de mudança climática causada por ações humanas seja agora amplamente reconhecida, os políticos não conseguiram alinhar política com ciência e adotam apenas medidas paliativas ineficazes, ditadas por interesses particulares. No livro, o autor faz um alerta urgente para que a população entenda que o principal causador do aquecimento global é a própria ação humana, posição que encontra críticos não só no meio empresarial como também científico.

De acordo com Hansen, o planeta está caminhando, ainda mais rapidamente do que se imaginava, para um ponto de não retorno climático. Para reverter esse cenário, a obra mostra que é necessário investir em energia limpa, como painéis solares e energia eólica e em mudanças nos hábitos de consumo da população mundial. O autor explica, também, porque a solução do cap-and-trade (mecanismo de mercado que cria limites para as emissões de gases de um determinado setor ou grupo) não funciona, porque devemos eliminar gradualmente todo o carvão, entre outras importantes informações.

Sobre o autor
James Hansen é professor adjunto do Departamento de Ciências da Terra e do Meio Ambiente, do Instituto da Terra da Universidade de Columbia e diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da Nasa. É frequentemente chamado a prestar suas declarações no congresso americano sobre as questões climáticas. Seu conhecimentos sobre espaço e ciências da Terra permitem-lhe uma ampla perspectiva sobre o presente e futuro de nosso planeta.
Tempestades dos meus netos – Mudanças climáticas e as chances de salvar a humanidade

Autor: James Hansen
Tradutora: Renata Lucia Bottini
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço sugerido: R$ 44,90
Número de páginas: 368

O estande do Senac Editoras estará localizado no setor Azul, nas ruas I10/J09



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados