Mudanças climáticas e as chances de a humanidade ser salva

Mudanças climáticas e as chances de a humanidade ser salva

Webmaster 27/09/2013 - 00:31
Cientista dá alerta urgente e provocante

As variações climáticas que ocorrem na natureza podem ser bastante amplas e a relação direta entre fenômenos extremos e aquecimento global não é unânime no meio científico. Para James Hansen, importante cientista americano e estudioso das questões climáticas, os impactos dessas mudanças têm se revelado piores do que ele mesmo havia previsto em 2009. Em Tempestades de Meus Netos – Mudanças climáticas e as chances de salvar a humanidade, o autor fala sobre a questão do aquecimento global e formas de evitar uma possível catástrofe ambiental. A obra é um dos destaques do Senac Editoras na XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que se realiza até o dia 08 de setembro, no Rio de Janeiro.

Hansen acredita que embora a ameaça de mudança climática causada por ações humanas seja agora amplamente reconhecida, os políticos não conseguiram alinhar política com ciência e adotam apenas medidas paliativas ineficazes, ditadas por interesses particulares. No livro, o autor faz um alerta urgente para que a população entenda que o principal causador do aquecimento global é a própria ação humana, posição que encontra críticos não só no meio empresarial como também científico.

De acordo com Hansen, o planeta está caminhando, ainda mais rapidamente do que se imaginava, para um ponto de não retorno climático. Para reverter esse cenário, a obra mostra que é necessário investir em energia limpa, como painéis solares e energia eólica e em mudanças nos hábitos de consumo da população mundial. O autor explica, também, porque a solução do cap-and-trade (mecanismo de mercado que cria limites para as emissões de gases de um determinado setor ou grupo) não funciona, porque devemos eliminar gradualmente todo o carvão, entre outras importantes informações.

Sobre o autor
James Hansen é professor adjunto do Departamento de Ciências da Terra e do Meio Ambiente, do Instituto da Terra da Universidade de Columbia e diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da Nasa. É frequentemente chamado a prestar suas declarações no congresso americano sobre as questões climáticas. Seu conhecimentos sobre espaço e ciências da Terra permitem-lhe uma ampla perspectiva sobre o presente e futuro de nosso planeta.
Tempestades dos meus netos – Mudanças climáticas e as chances de salvar a humanidade

Autor: James Hansen
Tradutora: Renata Lucia Bottini
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço sugerido: R$ 44,90
Número de páginas: 368

O estande do Senac Editoras estará localizado no setor Azul, nas ruas I10/J09


Logo do Facebook Deixe seu comentário