Descalvado, 21 de Novembro de 2018 Busca:   
Geral

Você se alimenta mesmo quando não está com fome? Saiba o que é a fome emocional

14/10/2013

Você se alimenta mesmo quando não está com fome? Isto pode ser alimentação emocional, que acontece quando a pessoa come mesmo sem fome por conta de determinadas emoções. Pensando nisto, o programa "Meu Prato Saudável" alerta a população sobre os riscos deste tipo de alimentação.

Sintomas como ganho de peso e o conhecido "efeito sanfona" são as principais consequências desta prática que causa riscos à saúde. Os sentimentos mais comuns, que causam esse descontrole alimentar, são a ansiedade e o estresse.

Segundo a nutricionista do programa Lara Natacci, sensações como tristeza, raiva ou culpa não melhoram depois que comemos. Ao contrário, depois de comer demais para compensar estes sentimentos, vem a frustração e a sensação de fracasso.

O fato de associar comida como alívio para os problemas pode ficar programado no cérebro. Nestes casos, indica-se buscar orientação psicológica para trabalhar o comportamento compulsivo em relação à comida, além de acompanhamento nutricional e atividades físicas.

A psicóloga alerta que identificar o que dispara o desejo de comer, além da necessidade do corpo, e descobrir a verdadeira relação com a comida são os primeiros passos para emagrecer com saúde.

Veja as características da fome emocional:

- A fome emocional aparece de repente, enquanto que a fome fisiológica surge gradualmente

- Normalmente, o alimento emocional é de um tipo específico, que "conforta" a pessoa, e o consumo é urgente, não sendo possível esperar

- Quando o impulso de comer for desencadeado pela fome emocional, se o indivíduo se distrair com uma atividade prazerosa este impulso pode desaparecer. Se for desencadeado pela fome fisiológica, não desaparecerá

- Se a pessoa come por emoção, muitas vezes não consegue parar de comer, mesmo de já estiver saciada

- O fato de comer por emoção causa sensações de culpa e frustração, enquanto em condições normais a ingestão alimentar pela fome não causa essas sensações negativas

Aprenda como evitar:

- Bom fracionamento da alimentação. Pequenos lanches ao longo dia, além do café da manhã, almoço e jantar

- Evitar restrição alimentar severa

- Consumir alimentos fontes de triptofano, um precursor da serotonina (grão de bico, lentilha, laticínios, cereais), magnésio (cereais integrais e folhas verde-escuras), e carboidratos complexos (cereais ricos em fibras), que ajudam a melhorar o ânimo e a sensação de bem estar

- Técnicas de relaxamento

- Atividade física regular

- Sono adequado

Do Portal do Governo do Estado
Foto: Agência Brasil


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados