Rurais terão café da manhã reforçado a partir de janeiro

Rurais terão café da manhã reforçado a partir de janeiro

Webmaster 24/11/2009 - 10:47
Na última segunda-feira (23), na sede da Secretaria de Educação e Cultura, lideranças de bairros e os chamados “turmeiros” – profissionais que transportam trabalhadores rurais para o campo – reuniram-se com o prefeito Luís Antonio Panone e a secretária Rosinês Pozzi Casati Gabrielli com o objetivo de discutir os pontos finais para a implantação do programa “Café da Manhã Solidário”.

O programa prevê o fornecimento da primeira e mais importante refeição do dia aos trabalhadores do campo. O kit conterá pão, presunto, queijo, uma fruta da época ou barra de cereal, mais café e leite, acondicionados em copo térmico. A refeição, de acordo com Panone, começará a ser distribuída a partir de janeiro, e deverá atender a aproximadamente 600 pessoas.

Preliminarmente, em reuniões anteriores, com representantes das Associações dos Moradores de Bairro, foi feito um levantamento para identificar os turmeiros. Estes, por sua vez, apontaram o número de passageiros que são transportados para as lavouras. Por fim, a prefeitura promoveu estudos para saber o custo do programa.

“Minha preocupação é com as pessoas que saem de madrugada para o trabalho. Tanto que eu determinei a abertura dos PSFs à noite, pois sei que muita gente sai cedo para trabalhar e volta tarde da noite, sem tempo para consultar o médico”, disse Panone.

O prefeito lembrou que o “Café da Manhã Solidário” é um compromisso assumido por ele e pelo vice-prefeito Antonio Carlos Reschini, o Becão. “Na campanha, Becão e eu subimos em todos os ônibus para conversar com os trabalhadores rurais, e nos comprometemos a fornecer uma refeição decente a eles. Porque eu sei o que é trabalhar com o estômago vazio”, disse Panone.

A ação social, conforme as palavras do chefe do Executivo, terá um custo. “Não será barato. Como também não está sendo barato o fornecimento de ônibus para transportar os descalvadenses que trabalham na Rei Frango, em São Carlos. Mesmo assim, nessa semana nós conseguimos mais 50 vagas naquela empresa. Com isso, estamos tentando diminuir o sofrimentos das pessoas”.

Os recursos serão destinados pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. Inicialmente o café da manhã será preparado na merenda, enquanto a cozinha industrial, que funcionará na antiga fábrica Tapelux, não fica pronta. O programa também conta com a participação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que tem à frente da Pasta a primeira-dama Jose Panone.

Apesar de o programa estar em fase adiantada, o prefeito determinou que as lideranças e os turmeiros ainda se reúnam mais uma vez, no próximo dia 30. “Essa administração tem uma postura de ouvir as pessoas. Portanto, nós queremos conhecer a proposta de vocês, se há uma sugestão melhor. É preciso saber qual é o melhor ponto de distribuição, a quantidade exata de trabalhadores do campo e a data do início das safras, para que não haja desperdício de alimento e que todos sejam atendidos”, finalizou Panone.

Logo do Facebook Deixe seu comentário