Pimenta da Amazônia será testada no combate ao inseto transmissor do greening

Pimenta da Amazônia será testada no combate ao inseto transmissor do greening

Webmaster 21/10/2013 - 23:17
O Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus e a Embrapa Agroflorestal do Acre irão testar a utilização de um óleo extraído da pimenta-de-macaco como inseticida natural para o controle do psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor do HLB (greening).

A pimenta-de-macaco, que é encontrada no Acre e sul do Amazonas, é rica em dilapiol, composto que se mostrou eficiente no controle de pragas na Índia, na Europa e nos Estados Unidos.

No psilídeo, o dilapiol inibe uma enzima P450, que é desintoxicante, fazendo com que o inseto se intoxique com o próprio alimento, no caso a seiva da laranja, e provocando a sua morte de uma maneira não agressiva ao meio ambiente.

“O dilapiol interfere no metabolismo do psilídeo, inibindo sua capacidade de se desintoxicar e realizando assim um controle natural. O composto altera a guerra química entre a planta e o inseto, favorecendo o vegetal que está sendo atacado”, explica o pesquisador da Embrapa Murilo Fazolin.

O óleo de pimenta-de-macaco pode ser utilizado como inseticida ou em conjunto com os defensivos convencionais para aumentar a sua eficiência, podendo reduzir em até 25% a dose comercial recomendada.

Os estudos realizados pelos pesquisadores da Embrapa Acre há, pelo menos, duas décadas já demonstraram a eficácia do óleo no controle de pragas de culturas como abacaxi, feijão, milho e café. Agora, Embrapa e Fundecitrus irão testar se o produto também é eficiente no controle do psilídeo.

Por se tratar de um composto natural, o óleo da pimenta tem impacto menor no meio ambiente. A pesquisa segue uma das diretrizes do Fundecitrus que é de buscar opções mais sustentáveis para o cultivo de citros.

Logo do Facebook Deixe seu comentário