Pastor Adilson propõe campanha de orientação sobre o câncer e auxílio às famílias ribeirin

Pastor Adilson propõe campanha de orientação sobre o câncer e auxílio às famílias ribeirinhas

Webmaster 31/10/2013 - 12:40
O vereador Pastor Adilson Gonçalves (PTC) é adepto das campanhas de conscientizações como forma de propagar informação sobre assuntos que envolvem a população, no intuito de propor reflexão sobre um tema e melhorar a sociedade como um todo.

Entre as campanhas já propostas pelo vereador estão: doação de sangue, descarte correto de pilhas e baterias, antidrogas e de desarmamento.

Essa semana, a indicação do vereador Gonçalves se refere à área de saúde. O pedido foi para que a Prefeitura Municipal estude a possibilidade de promover semestralmente uma campanha de orientação sobre o câncer de mama, próstata e colo de útero, tendo em vista que a informação é a melhor aliada à prevenção.

Pastor Adilson frisou o alto índice de pessoas que são acometidas por essa doença que tanto aterroriza a sociedade pelo número de mortes registradas; enquanto isso as informações sobre a prevenção ao câncer, embora veiculadas com frequência, ainda são ignoradas por uma parcela da população. “A prevenção no caso do câncer é muito importante, pois a maioria dos casos quando descobertos no início da doença são curáveis. Por isso que campanha de conscientização nunca é demais”.

Na propositura o vereador chama a atenção ao câncer da mama, tipo da doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos e também ao câncer do colo do útero, um importante problema de saúde pública no mundo, por ocupar o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

No caso dos homens, a incidência do câncer de próstata é o indicativo mais preocupante sendo o segundo mais frequente nesse público, atingindo a faixa etária a partir dos 65 anos.

A indicação do Pastor Adilson foi protocolada na Casa de Leis para que seja encaminhado diretamente ao prefeito municipal em exercício.

Ribeirinhos - No último dia 04 de outubro, um tanque com resíduos da Usina Santa Rita se rompeu e despejou uma grande quantidade de poluentes diretamente no rio Mogi-Guaçu. O acidente causou a morte de milhares de peixes, e causou danos irreparáveis ao meio ambiente e também aos pescadores profissionais que tiram o sustento de suas famílias do trabalho no rio.

Essas pessoas, conhecidas como “ribeirinhas”, devido à contaminação do rio, estão impossibilitados de praticar a pesca no Rio Mogi, e assim, estão passando por dificuldades financeiras.

Em meio a essas considerações, o vereador Pastor Adilson Gonçalves (PSC) solicitou ao Prefeito Municipal, Anderson Aparecido Sposito, juntamente com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, analisar o caso dessas famílias e conceder a eles auxílios como: cestas básicas, remédios, transporte, entre outros, até que a situação do rio se normalize.


Logo do Facebook Deixe seu comentário