CAPTAA, do Instituto Biológico, recebeu do Inmetro o certificado ISO 17025

CAPTAA, do Instituto Biológico, recebeu do Inmetro o certificado ISO 17025

Webmaster 07/11/2013 - 12:51
O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (CAPTAA), do Instituto Biológico, recebeu no dia 1º de novembro, o Certificado de Acreditação (CGCRE) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Com a acreditação, o laboratório está apto para trabalhar dentro da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e emitir suas análises com o selo do Inmetro.

Na ocasião, a secretária de Agricultura, Mônika Bergamaschi recebeu o certificado ISO 17025 e reforçou a importância desse reconhecimento. “A certificação traz maturidade tecnológica, porque agora somos reconhecidos internacionalmente.

Hoje, o laboratório realiza 85 mil exames por ano, o que significa uma média de 7 mil por mês, 234 exames feitos por dia e cerca de 30 por hora.

O comprometimento com a qualidade é uma resposta aos investidores que aqui colocam seus recursos, geram empregos e precisam desse nosso respaldo”, enfatizou.

Implantado há mais de 30 anos em Descalvado, o laboratório tem contribuído para importantes pesquisas de melhorias do setor avícola local, regional e nacional.

Está entre os mais renomados do país em termos de técnicas moleculares, diagnósticos na área de sanidade avícola, desenvolvimento de métodos e tecnologias para detecção de doenças e na realização de testes rotineiros para a identificação de agentes virais (Bronquite Infecciosa, Doença de Gumboro, Anemia Infecciosa e outros).

De acordo com o pesquisador e diretor da unidade, Antônio Guilherme Machado de Castro, todos os métodos utilizados são definidos e documentados com a finalidade de melhorar constantemente o sistema de gestão.

“Os requisitos técnicos têm que ser seguidos e haver comprometimento dos 25 profissionais que atuam no laboratório, dentro das novas normas. Todos os equipamentos estão de acordo com a ISO implementada elevando a condição do laboratório em nível internacional”, explicou Antônio Guilherme .

O laboratório do CAPTAA é o terceiro a receber a certificação no Brasil e o primeiro no Estado de São Paulo.

Em 2010, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entregou ao Instituto o valor de R$ 170 mil para as obras de ampliação.

Fonte: Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de SP

Logo do Facebook Deixe seu comentário