IPÊS: Quem são eles, quem eu planto e onde eu planto

IPÊS: Quem são eles, quem eu planto e onde eu planto

Webmaster 10/11/2013 - 22:23
Os ipês exercem um fascínio sobre as pessoas pela sua beleza e, cada vez mais são escolhidos para serem plantados nas cidades.

Porém, antes de plantar é preciso buscar informações sobre a identificação da espécie e o local mais recomendado para se formar a futura árvore.

A cautela se faz necessário, pois é comum observar calçadas e construções danificadas por raízes de árvores de grande porte, como pode ser visto na foto tirada na Rua Carlos Fenili, no Jardim Salgueiro, onde um enorme ipê-roxo que levantou a calçada e causou a inclinação de um muro.

Abaixo estão relacionadas as principais espécies de Ipês que se encontram em nossa região e onde podem ser plantadas.

Tabebuia avellanedae - ipê roxo-da-mata – árvore com altura de 20 a 35 metros e diâmetro do tronco varia de 60 a 80 centímetros. Pode ser utilizada no paisagismo, plantada em praças, mas longe das calçadas e construções.

Tabebuia chrisotricha – ipê amarelo da mata atlântica – árvore com altura de 4 a 10 metros, tronco pode chegar a 30-40 cm de diâmetro. É uma espécie com floração precoce e pode ser plantado em calçadas.

Tabebuia heptaphylla - Ipê roxo – árvore com altura de 10 a 20 metros, tronco com diâmetro que varia de 40 a 80 centímetros. Pode ser usada no paisagismo plantada em praças, mas distante de calçadas e construções.

Tabebuia impetiginosa - Ipê-roxo-de-bola – árvore com altura de 8 a 12 metros, tronco com diâmetro de 60 a 90 centímetros, muito ornamental, pode ser plantado em praças, mas distante do calçamento e construções.

Tabebuia Ochracea – Ipê amarelo do cerrado – árvore com altura entre 6 e 14 metros, diâmetro do tronco entre 30 a 50 centímetros. De floração precoce, é uma das mais belas espécies de Ipês. Em nossa região ocorre no cerrado, e pode ser plantado nas calçadas.

Tabebuia pentaphylla - Ipê-de-el-salvador – árvore exótica com altura entre 15 a 20 metros, diâmetro do tronco pode chegar a 50 centímetros, flores rosas-clara, muito ornamentais, pode ser plantado em praças, porém distante do calçamento e de construções.

Tabebuia-roseo-alba – Ipê-branco – árvore com altura entre 7 a 16 metros de altura, diâmetro do tronco varia entre 40-50 centímetros, floradas de curta duração, mas muito ornamental, pode ser usado na arborização das calçadas.

Tabebuia Umbellatta – Ipê-amarelo-do-brejo – Espécie de nossa região, adaptada para áreas úmidas e encharcadas, possui altura entre 10 a 15 metros, diâmetro do tronco 40-50- centímetros pode ser plantado em calçadas.

Tabebuia Vellosoi – Ipê-da-casca lisa – Espécie da região, com altura entre 15 a 25metros, diâmetro do tronco entre 40 a 70 centímetros. Árvore de crescimento muito lento, mas atinge grande porte e por isso deve ser plantado em praças, mas longe do calçamento e construções.

Tecoma stans –amarelinho – Espécie exótica, considerada invasora, de porte arbustivo, de floração vistosa e precoce, sementes de fácil germinação. Deve ser evitado o plantio, pois suas sementes são disseminadas pelo vento e pode infestar pastagens e áreas abertas.

Consulta: ÁRVORES BRASILEIRAS – Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil – Vol. 01

Logo do Facebook Deixe seu comentário