Canadense ADI vai se instalar em Pirassununga

Canadense ADI vai se instalar em Pirassununga

Webmaster 13/11/2013 - 07:02
No final da manhã desta terça-feira (12), nas dependências do Plenário do Paço, a prefeita Cristina Aparecida do Léssio Batista (PDT), secretários do governo municipal, autoridades e convidados acompanharam a apresentação oficial do mais novo empreendimento que vai se instalar em Pirassununga a partir de 2014: a ADI Systems Inc. - Soluções Globais para Tratamento de Efluentes Industriais, empreendimento originário da cidade de Frédéricton, na província de New Brunswick, no extremo leste do Canadá.

A apresentação inicial foi feita pelo próprio secretário municipal Gilberto Lázaro Vásquez (Comércio e Indústria), que exaltou a importância da vinda de empresas de tecnologia, que praticamente não poluem e ajudam a atrair mais investimentos para o município. “A ADI-Acqua fez sua aquisição de área industrial e agora irá receber toda a infraestrutura necessária para se integrar à comunidade pirassununguense. Esta poderá ser a primeira vinda de outras empresas de tecnologia do Canadá”, congratulou, ao mencionar que a cidade, há dois meses, anunciou a multinacional italiana Valagro.

Representando a empresa canadense, o diretor-executivo Joseph Leão – canadense de origem portuguesa – agradeceu a recepção ao empreendimento, e reiterou a importância de se estabelecer no Brasil, especificamente em Pirassununga, pela sua qualidade de vida.

Ainda pela empresa, outro diretor – José Luiz Papa, ex-superintendente do SAEP no início da década passada, e então proprietário da Acqua Engenharia e Consultoria Ltda., comentou aos presentes sobre a venda da empresa à corporação canadense, fato este ocorrido no mês de maio passado. “A Aqua já estava neste ramo – pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de proteção ambiental - há 28 anos (desde 1985), em sua sede que sempre foi Pirassununga. Neste ano, após acordo, nos associamos à ADI Systems Inc, e passamos a representá-los na América do Sul”, comentou.

Segundo explicou Papa, que passou a ser o diretor do grupo na América do Sul, a empresa é líder mundial para tratamento de efluentes (esgoto) e resíduos sólidos, e é parceira de várias empresas, especialmente do ramo de alimentação e bebidas nos cinco continentes. A brasileira Acqua, hoje pertencente no grupo, já atuava até 2012 junto a empresas brasileiras, e também na Argentina, México e Portugal.

A ADI-Acqua começou suas operações ainda na década de 60 e ao longo destes últimos 30 anos, se aperfeiçoou em tecnologias de proteção ambiental e combate a resíduos sólidos, e dispõe de quase 200 instalações em todos os continentes. “Hoje nos especializamos no tratamento de efluentes e resíduos sólidos, e até nos associamos a grandes redes de mercados para processar este material”, explicou Papa.

Para a empresa, a meta é fazer do empreendimento de Pirassununga – não foram divulgados o número de empregos que poderá resultar e nem mesmo os valores de investimento – porém, os 14 funcionários da Acqua Engenharia irão somar ao empreendimento. A escolha de Pirassununga foi importante para o grupo pela logística oferecida pela cidade e a presença do Campus da Universidade de São Paulo, a qual a empresa pretende firmar parcerias.

A ADI-Acqua adquiriu uma área de mais de 600 metros quadros às margens da Via Anhanguera, altura do km 212 da pista sul, proximidades do Campus da USP de Pirassununga e deverá construir sua sede e galpão já nos próximos dias, porém, o funcionamento está previsto somente para os primeiros meses de 2014.

• Projeto + diálogo – Para o presidente da Câmara, dr. Otacílio José Barreiros, a cidade está tendo critérios para trazer novos empreendimentos, que deve gerar mais qualificação, riqueza e renda para a cidade, além de ajudar na geração de novos empregos. “É importante trazer investimentos seguros e transformar a cidade em parque de tecnologia. Além de lutarmos por um novo distrito, temos que auxiliar a cidade movimentar sua economia”, finalizou.

Finalmente, a prefeita Cristina do Léssio, após agradecer a presença dos convidados e autoridades, comentou que novas empresas deverão ser convidadas a se instalar na cidade. “Após Valagro e ADI-Acqua, queremos que mais empreendedores de Itália e Canadá, por exemplo, façam de Pirassununga sua sede”, salientou.

Mais uma vez, a alcaide reiterou que vai prosseguir com política de incentivos fiscais e apoio logístico para total infraestrutura para que novos empreendimentos tenham como destino a cidade de Pirassununga. “Estamos no caminho certo para atrair novos investimentos, para termos mais qualidade de vida e empregos. Queremos direcionar mais vagas para os jovens e criar um fundo de investimento para aquisição de novas áreas”, finalizou.

• Fusão – Em maio passado, a ADI Systems Inc. concluiu a compra da Acqua Engenharia e Consultoria Ltda., após negociações. Segundo o engenheiro José Luiz Papa, a fusão das empresas aumenta a participação da corporação canadense no mercado da América do sul, já que o Brasil é considerado a “porta de entrada” de investimentos para o subcontinente e mesmo, para a América Latina.

A ADI detém tecnologia internacional para tratamento de efluentes, digestão anaeróbica e soluções similares para o tratamento destes resíduos que, dentre um dos produtos comercializados é o biogás para indústrias, que já é feito há 30 anos.

Fonte: www.reporternaressi.com.br

Logo do Facebook Deixe seu comentário