Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Canadense ADI vai se instalar em Pirassununga

13/11/2013

No final da manhã desta terça-feira (12), nas dependências do Plenário do Paço, a prefeita Cristina Aparecida do Léssio Batista (PDT), secretários do governo municipal, autoridades e convidados acompanharam a apresentação oficial do mais novo empreendimento que vai se instalar em Pirassununga a partir de 2014: a ADI Systems Inc. - Soluções Globais para Tratamento de Efluentes Industriais, empreendimento originário da cidade de Frédéricton, na província de New Brunswick, no extremo leste do Canadá.

A apresentação inicial foi feita pelo próprio secretário municipal Gilberto Lázaro Vásquez (Comércio e Indústria), que exaltou a importância da vinda de empresas de tecnologia, que praticamente não poluem e ajudam a atrair mais investimentos para o município. “A ADI-Acqua fez sua aquisição de área industrial e agora irá receber toda a infraestrutura necessária para se integrar à comunidade pirassununguense. Esta poderá ser a primeira vinda de outras empresas de tecnologia do Canadá”, congratulou, ao mencionar que a cidade, há dois meses, anunciou a multinacional italiana Valagro.

Representando a empresa canadense, o diretor-executivo Joseph Leão – canadense de origem portuguesa – agradeceu a recepção ao empreendimento, e reiterou a importância de se estabelecer no Brasil, especificamente em Pirassununga, pela sua qualidade de vida.

Ainda pela empresa, outro diretor – José Luiz Papa, ex-superintendente do SAEP no início da década passada, e então proprietário da Acqua Engenharia e Consultoria Ltda., comentou aos presentes sobre a venda da empresa à corporação canadense, fato este ocorrido no mês de maio passado. “A Aqua já estava neste ramo – pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de proteção ambiental - há 28 anos (desde 1985), em sua sede que sempre foi Pirassununga. Neste ano, após acordo, nos associamos à ADI Systems Inc, e passamos a representá-los na América do Sul”, comentou.

Segundo explicou Papa, que passou a ser o diretor do grupo na América do Sul, a empresa é líder mundial para tratamento de efluentes (esgoto) e resíduos sólidos, e é parceira de várias empresas, especialmente do ramo de alimentação e bebidas nos cinco continentes. A brasileira Acqua, hoje pertencente no grupo, já atuava até 2012 junto a empresas brasileiras, e também na Argentina, México e Portugal.

A ADI-Acqua começou suas operações ainda na década de 60 e ao longo destes últimos 30 anos, se aperfeiçoou em tecnologias de proteção ambiental e combate a resíduos sólidos, e dispõe de quase 200 instalações em todos os continentes. “Hoje nos especializamos no tratamento de efluentes e resíduos sólidos, e até nos associamos a grandes redes de mercados para processar este material”, explicou Papa.

Para a empresa, a meta é fazer do empreendimento de Pirassununga – não foram divulgados o número de empregos que poderá resultar e nem mesmo os valores de investimento – porém, os 14 funcionários da Acqua Engenharia irão somar ao empreendimento. A escolha de Pirassununga foi importante para o grupo pela logística oferecida pela cidade e a presença do Campus da Universidade de São Paulo, a qual a empresa pretende firmar parcerias.

A ADI-Acqua adquiriu uma área de mais de 600 metros quadros às margens da Via Anhanguera, altura do km 212 da pista sul, proximidades do Campus da USP de Pirassununga e deverá construir sua sede e galpão já nos próximos dias, porém, o funcionamento está previsto somente para os primeiros meses de 2014.

• Projeto + diálogo – Para o presidente da Câmara, dr. Otacílio José Barreiros, a cidade está tendo critérios para trazer novos empreendimentos, que deve gerar mais qualificação, riqueza e renda para a cidade, além de ajudar na geração de novos empregos. “É importante trazer investimentos seguros e transformar a cidade em parque de tecnologia. Além de lutarmos por um novo distrito, temos que auxiliar a cidade movimentar sua economia”, finalizou.

Finalmente, a prefeita Cristina do Léssio, após agradecer a presença dos convidados e autoridades, comentou que novas empresas deverão ser convidadas a se instalar na cidade. “Após Valagro e ADI-Acqua, queremos que mais empreendedores de Itália e Canadá, por exemplo, façam de Pirassununga sua sede”, salientou.

Mais uma vez, a alcaide reiterou que vai prosseguir com política de incentivos fiscais e apoio logístico para total infraestrutura para que novos empreendimentos tenham como destino a cidade de Pirassununga. “Estamos no caminho certo para atrair novos investimentos, para termos mais qualidade de vida e empregos. Queremos direcionar mais vagas para os jovens e criar um fundo de investimento para aquisição de novas áreas”, finalizou.

• Fusão – Em maio passado, a ADI Systems Inc. concluiu a compra da Acqua Engenharia e Consultoria Ltda., após negociações. Segundo o engenheiro José Luiz Papa, a fusão das empresas aumenta a participação da corporação canadense no mercado da América do sul, já que o Brasil é considerado a “porta de entrada” de investimentos para o subcontinente e mesmo, para a América Latina.

A ADI detém tecnologia internacional para tratamento de efluentes, digestão anaeróbica e soluções similares para o tratamento destes resíduos que, dentre um dos produtos comercializados é o biogás para indústrias, que já é feito há 30 anos.

Fonte: www.reporternaressi.com.br


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados