Descalvado, 13 de Dezembro de 2018 Busca:   
Brasil e Mundo

Foguete que levará cápsula de estudos sobre o planeta Marte está posicionado para lançamento

17/11/2013

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) transportou hoje (16), para a plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, no estado da Flórida, o foguete de lançamento Atlas 5, que partirá na próxima segunda-feira (18) para Marte, levando a cápsula Maven.
O lançamento está marcado para as 16h28, horário de Brasília. A Maven permanecerá dez meses em Marte para estudar as mudanças climáticas do planeta. Seu nome é a sigla da denominação em inglês para Evolução Atmosférica e Volátil de Marte.

O objetivo é coletar dados que permitam dizer como Marte transformou-se no deserto frio que é hoje e a explicar como o clima mudou devido à perda de gases atmosféricos. A missão começa de fato em setembro do ano que vem, quando a Maven alcançará a órbita do Planeta Vermelho.

Até agora, as pesquisas indicam que Marte foi um planeta com água, mas a influência do Sol e outros fatores fizeram com que não exista mais água no planeta.

O Atlas 5 tem 57,3 metros de altura e foi posicionado verticalmente no início da tarde deste sábado. Com isso, concluiu-se o trabalho de pré-lançamento, só faltando carregar a bateria da espaçonave – o que ocorrerá a partir de agora até a hora do lançamento.

De acordo com os meteorologistas, há 60% de probabilidade de que as condições do tempo estejam favoráveis na hora da partida.


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados