Descalvado, 17 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

MEC suspende vestibular de curso da Unifeob em São João da Boa Vista

09/12/2013

Curso de tecnologia em gestão de RH da Unifeob teve nota insatisfatória.
Diário Oficial divulgou lista com 270 cursos que tiveram exames cancelados.


O curso de tecnologia em gestão de recursos humanos da Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), em São João da Boa Vista (SP), está entre os 270 que terão o vestibular suspenso pelo Ministério da Educação (MEC). Na lista, divulgada na edição de sexta-feira (6) do "Diário Oficial da União", constam instituições que tiveram Conceito Preliminar de Cursos (CPC) insatisfatório em 2009 e repetiram o resultado em 2012. A assessoria de imprensa da Unifeob informou que já entrou com recurso junto ao MEC.

Na região central do Estado de São Paulo, a Unifeob, que possui mais de três mil alunos em 28 cursos de graduação, foi a única a entrar na lista do MEC, que considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3.

O curso de tecnologia em gestão de recursos humanos teve índice 2, em uma escala que vai de 1 a 5. Apesar de ter o vestibular suspenso, o MEC não determinou o fechamento do curso da Unifeob, porque não caiu de conceito, mantendo-se no mesmo nível do índice divulgado em 2009, que também foi 2.

Procurada pela reportagem do G1, a assessoria de imprensa da Unifeob informou que vai recorrer da avaliação feita pelo MEC sobre o curso de tecnologia em gestão de recursos humanos porque não concorda com a nota. Além disso, informou que as notas dos outros cursos da instituição foram satisfatórias.

"Todos os cursos da Unifeob foram avaliados com notas iguais ou maiores a 3, conceito bastante positivo, tanto que o Índice Geral de Cursos (IGC), nota geral da instituição, subiu muito em relação ao ano passado, colocando a Unifeob como o Centro Universitário mais bem avaliado da região”, disse nota enviada ao G1.

Segundo a fundação, a nota do curso de gestão em recursos humanos não retrata a realidade da instituição. “A Unifeob já entrou em contato com o MEC e não está prevista nenhuma punição, com isso, o vestibular e o curso seguem normalmente. Por hora, será realizada uma reunião com o coordenador do curso e com a pró-reitoria acadêmica para avaliar as medidas necessárias, contudo, vale destacar que foram realizados inúmeros investimentos em infraestrutura e qualificação de professores”, afirmou a assessoria de imprensa ainda em nota.

MEC
Ao todo, 270 cursos de instituições de ensino superior terão o vestibular suspenso ou fechado. A penalidade é resultado da divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, na última segunda-feira (2). Ela será aplicada aos cursos que tiveram conceito insatisfatório em 2009 e repetiram o resultado em 2012.

Em entrevista coletiva na tarde de quinta-feira (5), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que 152 dos 270 cursos terão o vestibular suspenso, e 118 cursos terão o vestibular fechado.

A diferença entre as duas punições é que, no primeiro caso, os cursos tiveram nota insuficiente em 2009 e 2012, mas apresentaram uma tendência ascendente na nota. Já no segundo caso, os cursos, além de terem ficado no patamar insatisfatório, ainda caíram de conceito. O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3. A escala varia de 1 a 5.

Os 152 cursos com vestibular suspenso, que representam 24.828 vagas, deverão apresentar um protocolo de compromisso e, com isso, o MEC poderá autorizar a reabertura do vestibular. Além disso, o MEC fará uma avaliação in loco após a entrega do protocolo. Os cursos com tendências negativas deverão executar o protocolo de compromisso durante o ano para que a abertura de novas vagas seja reavaliada.

G1


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados