Homenagens a três conterrâneas marcam a última sessão ordinária de 2013

Homenagens a três conterrâneas marcam a última sessão ordinária de 2013

Webmaster 13/12/2013 - 01:17
Ministra Tereza Campello, Presidente da Câmara Ana Paula Peripato Guerra e Rosa Vello Tessarin (in memoriam) foram as figuras homenageadas da noite


Em clima de despedida pelo encerramento do ano legislativo de 2013, a última sessão ordinária, ocorrida na segunda-feira (09), foi marcada por homenagens estendidas às cidadãs descalvadenses: Ministra Tereza Campello, Presidente da Câmara Ana Paula Peripato Guerra e Rosa Vello Tessarin (in memoriam) por meio de projeto de lei e moções aprovadas pelos vereadores.

A Moção 14/2013 congratulou a descalvadense Tereza Campello, atual Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, pelo recebimento do “I Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social” concedido ao “Bolsa Família” pela Associação Internacional de Seguridade Social. A Moção foi uma iniciativa da vereadora Ana Paula Peripato Guerra (PT) que frisou a comemoração de 10 anos do programa social nesse ano e o seu impacto positivo nas áreas da educação, da saúde e da economia.

A segunda homenageada da noite foi a vereadora e atual Presidente da Câmara, Ana Paula, através da Moção de autoria do vereador Edevaldo Guilherme Neves (PMDB), pelo seu pioneirismo na política: primeira mulher da história de Descalvado a assumir o cargo de Presidente da Câmara Municipal e primeira mulher a disputar um cargo majoritário no Município.

Disse Edevaldo sobre a homenagem: “A mulher brasileira, assim como o povo negro estão em minoria nas mais diversas camadas da sociedade. Não é diferente na política, onde as mulheres são minoria e até pouco tempo nem podiam votar. Hoje, ganhou-se a liberdade, estabelecida pela democracia que se fortalece em nosso país. Nesse sentido, não podemos deixar passar essa demonstração na figura da Ana Paula, que assumiu por um ano a Presidência da Casa merecendo destaque por isso, além de sua coragem para disputar as eleições municipais. Essa Moção significa a sua trajetória que já está marcada na história política local por essas passagens”.

Por fim, a aprovação do projeto de lei do Legislativo, também de autoria do vereador Edevaldo, denominou Rosa Vello Tessarin as passarelas que ladeiam a ponte sobre o Córrego da Prata, na Avenida Lázaro Thimóteo do Amaral, rumo ao bairro Santa Cruz.

A homenagem se justifica, segundo o vereador, pela sua estadia por 43 anos no bairro, sempre no mesmo endereço – a Rua Rafael De Marco nº 67 –, onde viveu com seu marido Pedro Tessarin Sobrinho e seus sete filhos, sendo a sua família uma das primeiras a habitarem o bairro Santa Cruz, em seu início. “Uma homenagem significativa pela memória não só de Dona Rosa como de toda a família Tessarin, se estendendo também aos moradores do bairro Santa Cruz, Jardim Paola e Jardim Bela Vista que sempre se lembrarão dela com carinho” enfatizou o autor do projeto.

Rosa também foi zeladora da Capela Santa Cruz, sendo uma figura muito querida e conhecida. Participou da Academia da Terceiras Idade, do Clube Acalanto e faleceu em setembro de 2012, aos 82 anos.

A vereadora Paula também falou sobre Dona Rosa, com quem conviveu quando coordenou o Centro Comunitário Alberto Sundfeld (Plimec) no bairro Santa Cruz. “Além de pessoa e mãe dedicada, era uma exímia artesã que fazia a arte do macramê como ninguém, ensinando esse trabalho manual há várias mulheres da cidade e por isso estou muito feliz por essa iniciativa do vereador ao qual apoio e parabenizo”.


Logo do Facebook Deixe seu comentário