Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Menor primata do mundo rouba a atenção em parque de São Carlos

06/01/2014

Sagui pigmeu pesa pouco mais de 100 gramas e não passa de 20 cm.
Origina da Amazônia, maior colônia do Brasil está no Parque Ecológico.


O sagui pigmeu, considerado o menor primata do mundo, chama a atenção dos visitantes do Parque Ecológico de São Carlos (SP). O animal, que pesa pouco mais de 100 gramas e não passa de 20 centímetros, é atualmente a principal atração do local, após ficar anos sem ser exposto.

Quando nasce, o sagui pigmeu, também conhecido como “leãozinho”, é do tamanho da tampa de uma caneta esferográfica. A espécie é natural da Floresta Amazônica e em cativeiro é uma raridade. A maior colônia do país fica em São Carlos.

Os animais ficaram cinco anos internos, sem serem expostos ao público. “Depois da perda do recinto original dele, por causa de uma tempestade na cidade há mais de 5 anos, aproveitamos a fragmentação da colônia para realizar um trabalho técnico de reprodução e conhecimento da espécie”, comentou o diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani.

Acompanhamento
“Os animais foram acompanhados durante todo esse tempo para ver a evolução ou involução dessa espécie, mas a maioria evoluiu e um dos maiores grupos para nossa felicidade é o que está sendo exposto agora”, explicou Magnani.

O público se surpreende com o tamanho do bicho. “Pensei que fosse um rato porque ele é muito pequeno e tem um rabo que parece de rato”, disse a dona de casa Adaltina Ribeiro. O sagui pimeu pode ser visto no horário de visitação do Parque Ecológico de São Carlos, de terça a sábado, das 8h às 16h30, e de domingo, das 8h às 17h30.

G1


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados