Menor primata do mundo rouba a atenção em parque de São Carlos

Menor primata do mundo rouba a atenção em parque de São Carlos

Webmaster 06/01/2014 - 09:04
Sagui pigmeu pesa pouco mais de 100 gramas e não passa de 20 cm.
Origina da Amazônia, maior colônia do Brasil está no Parque Ecológico.


O sagui pigmeu, considerado o menor primata do mundo, chama a atenção dos visitantes do Parque Ecológico de São Carlos (SP). O animal, que pesa pouco mais de 100 gramas e não passa de 20 centímetros, é atualmente a principal atração do local, após ficar anos sem ser exposto.

Quando nasce, o sagui pigmeu, também conhecido como “leãozinho”, é do tamanho da tampa de uma caneta esferográfica. A espécie é natural da Floresta Amazônica e em cativeiro é uma raridade. A maior colônia do país fica em São Carlos.

Os animais ficaram cinco anos internos, sem serem expostos ao público. “Depois da perda do recinto original dele, por causa de uma tempestade na cidade há mais de 5 anos, aproveitamos a fragmentação da colônia para realizar um trabalho técnico de reprodução e conhecimento da espécie”, comentou o diretor do Parque Ecológico, Fernando Magnani.

Acompanhamento
“Os animais foram acompanhados durante todo esse tempo para ver a evolução ou involução dessa espécie, mas a maioria evoluiu e um dos maiores grupos para nossa felicidade é o que está sendo exposto agora”, explicou Magnani.

O público se surpreende com o tamanho do bicho. “Pensei que fosse um rato porque ele é muito pequeno e tem um rabo que parece de rato”, disse a dona de casa Adaltina Ribeiro. O sagui pimeu pode ser visto no horário de visitação do Parque Ecológico de São Carlos, de terça a sábado, das 8h às 16h30, e de domingo, das 8h às 17h30.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário