Descalvadense encontra vocação e é noviciada pela Fraternidade Arca de Maria

Descalvadense encontra vocação e é noviciada pela Fraternidade Arca de Maria

Webmaster 07/01/2014 - 12:37
Na última sexta-feira (03) a descalvadense Taynara Mara Poiate, de 24 anos recebeu o título de noviça na Fraternidade Arca de Maria, com isso ela passa a ser a " Irmã Graça Vitória da Sublime Oblação de Jesus". O Descalvado Agora falou com sua mãe, Solange Margarete Colognese Poiate, que nos contou um pouco de como é a vida da filha, nesse encontro com Deus, que segundo Solange, enche de alegria o coração de Taynara.

A mãe conta que há aproximadamente um ano e meio Taynara participou de um retiro espiritual em São Carlos, promovido pela Fraternidade Arca de Maria, onde ficou maravilhada com os ensinamentos de Deus, pregados pelos membros da fraternidade.

Solange nos contou que de imediato Taynara conversou com o padre que participou do retiro e logo em seguida seguiu para Guarulhos, onde ingressou nesse novo caminho em sua vida. O primeiro passo para que uma pessoa trilhe o caminho para ser irmão ou irmã é ser vocacionado, pois é ali que a pessoa conseguirá discernir se o chamado de Deus é para a vida religiosa.

Após esse período em Guarulhos, a mãe lembra que Taynara realmente viu que o chamado de Deus na vida dela era para a vida religiosa, portanto ela seguiu o próximo passo, que foi o período em que ela foi chamada de aspirante. Essa fase de aspirante Taynara viveu em Salvador.

Após isso Taynara passou a ser postulante, que é a fase na qual ela morou com as irmãs e viveu em comunidade. Agora como noviça, ela parará seu trabalho remunerado e seus estudos, dedicando-se aos estudos bíblicos e teológicos, reflexão e oração, e serviço ao povo na comunidade. Durante todo o ano de 2014 Taynara, agora Irmã Graça, viverá no Paraguai, e certamente em 2015 ela fará os votos sagrados, e anualmente os votos serão renovados, chegando aos votos perpétuos, onde fará em definitivo o compromisso de membro da fraternidade.

Solange lembra que é uma "benção ter uma filha irmã", porém "ao mesmo tempo é muito difícil aguentar a saudade", já que a partir de agora ela falará com a filha apenas 15 minutos por mês, por telefone, já que celular e acesso a internet são um luxo que as irmãs não terão acesso.

No Paraguai Irmã Graça (Taynara) fará um trabalho de conscientização pelas ruas com pessoas usuárias de drogas, meninas menores que já são mães, pessoas carentes, enfim, auxiliará a todos, assim como Maria fez, e faz.

Solange nos disse também que a vida é um tanto dura para as irmãs, já que fazem votos de pobreza, "ela tem apenas duas trocas de roupa, usa uma enquanto lava a outra", conta a mãe, mas ao mesmo tempo diz que as irmãs não passam necessidades, pois "Maria dá tudo que precisam, alimento, transporte e tudo mais". O último passo de Irmã Graça será a Santa Escravidão por Maria.

Santa Escravidão por Maria
A total consagração à Nossa Senhora, ou a santa escravidão de amor é a entrega de tudo que somos e possuímos à Santíssima Virgem para que através dela possamos mais perfeitamente pertencer a Deus.

A finalidade desta total entrega a Nossa Senhora é nos unir a Jesus Cristo e nos fazer crescer em sua graça. Nos entregamos totalmente a Nossa Senhora para que ela nos ensine a cumprir em nossa vida a Santíssima vontade de Deus. São Luís Maria de Montfort chama a Santa Escravidão de Amor de “A Verdadeira Devoção”, simplesmente porque ela nos mostra quem é Nossa Senhora, qual seu lugar no plano de salvação e sua missão na vida da Igreja e de cada um de nós.

A doutrina da Santa escravidão nos faz ver e compreender que Jesus nos deu Maria como verdadeira mãe, mestra e educadora, e ao mesmo tempo nos convida e nos faz lançar aos cuidados desta boníssima Senhora atendendo ao mandato de Jesus que olhando para nós nos diz: “Eis aí tua mãe”. Assim pela total consagração de nós mesmos à Santíssima Virgem estamos dizendo nosso sim a Jesus que no-la deu por mãe, a fim de que Ela nos ensine a fazer tudo que Ele mandou.

Do ponto de vista pastoral a necessidade e eficácia da total consagração a Nossa Senhora são sempre atuais, uma vez que esta consagração e devoção não são mais que a perfeita renovação das promessas do nosso santo batismo. De fato os concílios assim como muitos Papas falaram sobre a necessidade de se recordar os cristãos os votos de seu batismo e de seu estado de pertença a Deus, assim pela Total Consagração, nós agora por nós mesmos, renovamos nossas promessas batismais, recuperando a consciência de nosso estado de pertença a Deus. Tudo isso através de Maria, como quer Jesus, para que Ela nos ensine a sermos fiéis a nossa adesão a Cristo bem como da renúncia de todo mal.


Logo do Facebook Deixe seu comentário