Descalvado, 18 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Águas da Prata atrai turistas com dez fontes de propriedades medicinais

09/01/2014

Cidade é uma das 11 estâncias hidrominerais do Estado de São Paulo.
Trilhas e cachoeiras fazem parte do cenário natural aos pés da serra.



A cidade de Águas da Prata é uma das 11 estâncias hidrominerais do Estado de São Paulo. O panorama de turismo oferece dez tipos de fontes com propriedades medicinais. Trilhas e cachoeiras fazem parte do cenário natural aos pés da Serra da Mantiqueira.

As fontes nascem da serra que faz divisa com Minas Gerais e atraem turistas de todas as regiões, apelidando a cidade de Rainha das Águas. A mais popular das fontes é a da juventude. “Tenho 50 anos e vim tentar voltar aos 25 anos. Viajei 12 horas pra beber da fonte e ficar mais jovem”, brincou a cozinheira Lúcia Lima, de Nova Friburgo (RJ).

A alta concentração de bicarbonato na fonte é indicada para problemas no estômago. “A água tem um gosto meio salgado, mas a gente toma mesmo assim”, contou a professora Suelen Cândido. Mas há quem desconfie de suas propriedades. “Vamos ver daqui uns dez anos se ela funciona mesmo, se eu tiver vivo até lá significa que funcionou”, afirmou o policial aposentado Wagner Nogueira Santos.

No centro de Águas da Prata, as barracas de comida e artesanato movimentam a cidade. O Bosque Estadual é outro atrativo que oferece várias trilhas. Uma delas leva até a Fonte Vilela, a mais famosa por ser a mais radioativa das Américas.

“A propriedade medicinal dessa fonte é que ela é boa para os rins e tem uma água muito leve”, explicou o guia de turismo Rafael Eduardo Gomes. A caminhada tem o percurso de um quilômtro e pode ser feita sozinha ou acompanhada pelo guia. O passeio é gratuito, mas para quem não faz trilhas as águas das fontes seguem encanadas até as torneiras da cidade.

“O que me chamou mais atenção foi a natureza, as árvores, as praças, tudo muito bem cuidado e cheio de verde, pretendo voltar mais vezes”, afirmou a tatuadora Jéssica Tavares. Outro passeio que encanta os turistas é a trilha até um mirante com mil metros de altitude. Do alto é possível avistar toda a cidade de Águas da Parta e as cidades vizinhas também.

O trecho é seguido de carro e o percurso tem três quilômetros e por passar dentro de uma fazenda particular são cobrados R$ 60 por pessoa. Durante o trajeto dá para parar e se refrescar nas cachoeiras. “Nada como um banho de cachoeira para pegar todas as energias positivas, e atrair um ano mais positivo possível”, contou a nutricionista Fernanda Serra Granado.

G1


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados