Homens são mais ousados durante a procura por emprego, diz pesquisa

Homens são mais ousados durante a procura por emprego, diz pesquisa

Webmaster 09/01/2014 - 11:17
Sexo masculino prefere utilizar headhunters, redes sociais e networking.
Sites de emprego são a ferramenta mais utilizada pelas mulheres.




Pesquisa do PageGroup, empresa de recrutamento especializado, mostrou que os homens são mais ousados na hora de procurar emprego. Enquanto eles buscam headhunters, redes sociais, redes de contato e consultorias de recrutamento, as mulheres preferem usar sites de empregos. Os profissionais foram questionados sobre quais canais eles utilizam com maior frequência na busca por oportunidades.

Entre os homens 31% afirmam já ter aborado um headhunter em busca de uma oportunidade pelas redes sociais, mesmo sem conhecê-lo ou sem ter tido contato prévio. As mulheres não ficam atrás – 29% afirmam ter abordado um headhunter quando procuravam por novas oportunidades.

"O momento profissional em que cada um se encontra faz toda a diferença na hora de tomar a decisão", afirma Sergio Sabino, diretor de marketing do PageGroup.

Já as profissionais do sexo feminino preferem utilizar os serviços de sites de emprego (78%). Entre os homens, o índice é de 63%. Elas também utilizam mais o Facebook, com percentual de 13% contra os 9% do sexo masculino.
O LinkedIn é utilizado por 82% dos homens e 76% das mulheres. A rede de contatos é utilizada por 56% dos homens e 51% das mulheres.

A pesquisa foi realizada em dezembro do ano por meio de um questionário online. As respostas são de 704 entrevistados de todo o Brasil.

Jovens
Profissionais de 18 a 35 anos apontam uma preferência maior pelas redes sociais (especialmente LinkedIn) e os sites de empregos. Jornais e revistas ainda são uma forma de busca interessante de oportunidades para 20% dos entrevistados.

Conforme vão ganhando mais experiência, esses profissionais passam a utilizar com maior frequência as consultorias de recrutamento e a sua própria rede de contatos para encontrar novas oportunidades.

Mais experientes
As consultorias aparecem em segundo lugar na lista de prioridades para a busca de oportunidades entre profissionais da faixa etária entre 36 anos e mais de 45 anos, antes dos job boards – sites que publicam oportunidades de diferentes empresas, mas não se responsabilizam pelo processo seletivo.

O uso da rede de contatos (networking) também aumentou entre os profissionais mais experientes. Em média, 58% utiliza sua rede pessoal na busca por oportunidades. Na faixa acima dos 45 anos, esse número aumenta para 65%.

Os jornais e revistas ainda são muito utilizados por profissionais com mais de 45 anos, chegando a 35%.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário