Infestação do mosquito da dengue deixa Descalvado e mais 6 cidades da região em alerta

Infestação do mosquito da dengue deixa Descalvado e mais 6 cidades da região em alerta

Webmaster 10/01/2014 - 11:54
Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti foi divulgado nesta 3ª.
Cidades podem fazer a prevenção antes do período de maior transmissão




Descalvado, Nova Europa, Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira e Santa Cruz das Palmeiras (SP) são as cidades da região em situação de alerta devido ao alto índice de infestação do mosquito da dengue. O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) foi divulgado nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Saúde.

O levantamento foi feito entre 1º de outubro e 8 de novembro e ajuda as prefeituras a identificarem os bairros onde tem maior infestação do mosquito. Com isso, podem fazer a prevenção antes do período de maior transmissão da doença, que vai de janeiro a maio.

De acordo com o ministério, as prefeituras podem utilizar os dados do levantamento agora para evitar problemas.

No Estado de São Paulo 163 cidades realizaram o levantamento. Ao todo, 38 estão em situação de alerta, com índice de infestação que varia de um a quatro.

Descalvado teve índice 1,9, Nova Europa contou 1,6. Araraquara e Pirassununga tiveram 1,3. Porto Ferreira, 1,1, e Santa Cruz das Palmeiras e Matão 1,0.

Levantamento
As cidades consideradas em risco, ou com sinal vermelho, são aquelas onde foram encontrados focos de dengue em mais de 4% das residências visitadas. Já os municípios em alerta ou sinal amarelo são aqueles em que houve foco em 1% a 3,9% dos domicílios.

O levantamento mostrou que os principais focos do mosquito estão em locais de água parada, espaços para lixo sem o uso correto e também em depósitos de residências. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2013, o número casos de dengue aumentou, mas houve redução dos casos graves e o total de mortes caiu 50%.

Fonte: G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário