Mulher acha 55 escorpiões ao redor de casa em dois dias em São Carlos

Mulher acha 55 escorpiões ao redor de casa em dois dias em São Carlos

Webmaster 15/01/2014 - 10:47
Reclamação da aposentada sobre animais peçonhentos é frequente.
Na cidade, número de pessoas atacadas aumentou 50% em 2013.



Uma aposentada de São Carlos (SP) diz ter encontrado em dois dias mais 55 escorpiões ao redor da sua casa, no bairro Tijuco Preto. Há seis dias a mulher registrou o número de 100 escorpiões em duas semanas. A incidência de animais peçonhentos aumenta no verão. A Prefeitura informou que será feita a limpeza e dedetização de bueiros e esgotos do bairro, além do cemitério, mas não informou um prazo.

Em 2013, o número de pessoas atacadas por escorpiões saltou de 10 para 15, um aumento de 50% na cidade, em comparação com 2012. Para a aposentada Dirce Nespola, que mora na Rua Abrão Simãos, em frente a um dos muros do cemitério, a situação é um tormento. “Faz dois anos que luto contra esses animais. Para capturá-los utilizo um alicate. Meu filho já foi na Prefeitura e reclamou, mas não adiantou nada", contou.

Segundo ela, dessa vez, 40 escorpiões foram capturados em um dia e 15 no outro. “Precisamos tomar cuidado quando vamos ao banheiro, tem animais na parede e no chão. Na cozinha eles também aparecem. Além disso, no muro da minha casa e no muro do cemitério", falou.

Dirce conta que é comum o aparecimento de escorpiões em todas as casas do bairro. “Aqui todo mundo se queixa dos bichos. Teve gente que mudou para cá e em três meses foi embora. Até dentro do carro tem”, disse.

“Um biólogo falou para nós que temos que aprender a conviver com esses bichos, por causa do lugar que moramos, perto do cemitério", relatou.

Prefeitura
Em nota, a Prefeitura informou que os escorpiões habitam o cemitério há muitos anos, o que facilita a entrada dos animais nas residências da região.

Para combater e reduzir o número de escorpiões no entorno do local, a Prefeitura disse que vai preparar uma grande operação de limpeza e dedetização no cemitério, bueiros e esgotos da região, em uma operação conjunta da Secretaria de Serviços Públicos e Divisão de Zoonoses.

Por outro lado, a Prefeitura alertou para medidas pontuais que impedem o acesso dos escorpiões às casas. A Divisão de Zoonoses recomenda aos moradores cobrir ralos com telas, proteger frestas em janelas e portas e principalmente, eliminar eventuais pontos de esconderijo, como pilhas de tijolo, restos de construção e madeira acumulada.

Para mais informações a Divisão de Zoonoses pode ser acionada através do telefone (16) 3307-7405.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário