Descalvado, 20 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Mulher acha 55 escorpiões ao redor de casa em dois dias em São Carlos

15/01/2014

Reclamação da aposentada sobre animais peçonhentos é frequente.
Na cidade, número de pessoas atacadas aumentou 50% em 2013.



Uma aposentada de São Carlos (SP) diz ter encontrado em dois dias mais 55 escorpiões ao redor da sua casa, no bairro Tijuco Preto. Há seis dias a mulher registrou o número de 100 escorpiões em duas semanas. A incidência de animais peçonhentos aumenta no verão. A Prefeitura informou que será feita a limpeza e dedetização de bueiros e esgotos do bairro, além do cemitério, mas não informou um prazo.

Em 2013, o número de pessoas atacadas por escorpiões saltou de 10 para 15, um aumento de 50% na cidade, em comparação com 2012. Para a aposentada Dirce Nespola, que mora na Rua Abrão Simãos, em frente a um dos muros do cemitério, a situação é um tormento. “Faz dois anos que luto contra esses animais. Para capturá-los utilizo um alicate. Meu filho já foi na Prefeitura e reclamou, mas não adiantou nada", contou.

Segundo ela, dessa vez, 40 escorpiões foram capturados em um dia e 15 no outro. “Precisamos tomar cuidado quando vamos ao banheiro, tem animais na parede e no chão. Na cozinha eles também aparecem. Além disso, no muro da minha casa e no muro do cemitério", falou.

Dirce conta que é comum o aparecimento de escorpiões em todas as casas do bairro. “Aqui todo mundo se queixa dos bichos. Teve gente que mudou para cá e em três meses foi embora. Até dentro do carro tem”, disse.

“Um biólogo falou para nós que temos que aprender a conviver com esses bichos, por causa do lugar que moramos, perto do cemitério", relatou.

Prefeitura
Em nota, a Prefeitura informou que os escorpiões habitam o cemitério há muitos anos, o que facilita a entrada dos animais nas residências da região.

Para combater e reduzir o número de escorpiões no entorno do local, a Prefeitura disse que vai preparar uma grande operação de limpeza e dedetização no cemitério, bueiros e esgotos da região, em uma operação conjunta da Secretaria de Serviços Públicos e Divisão de Zoonoses.

Por outro lado, a Prefeitura alertou para medidas pontuais que impedem o acesso dos escorpiões às casas. A Divisão de Zoonoses recomenda aos moradores cobrir ralos com telas, proteger frestas em janelas e portas e principalmente, eliminar eventuais pontos de esconderijo, como pilhas de tijolo, restos de construção e madeira acumulada.

Para mais informações a Divisão de Zoonoses pode ser acionada através do telefone (16) 3307-7405.

G1


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados