Codim celebra Dia da Não-Violência contra as Mulheres com palestras formativas

Codim celebra Dia da Não-Violência contra as Mulheres com palestras formativas

Webmaster 03/12/2009 - 11:43
Encontro possibilitou conhecimentos das medidas a favor da mulher

O Codim (Conselho Municipal do Direito da Mulher) reuniu conselheiras, autoridades municipais e profissionais das áreas de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Descalvado a fim de participar de abordagens referentes aos direitos da mulher e as formas de prevenção e acompanhamento às agressões físicas e psicológicas. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Cultura no dia 25 de novembro, dia alusivo à Não-Violência contra as Mulheres.

As explanações foram conduzidas pela assistente social judiciária Fátima Urizze, pela psicóloga do Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura, Luciana Reschini, e pela advogada Angela Villa. As palestrantes falaram das diversas formas de violência contra a mulher, aspectos sociais e psicológicos que envolvem a problemática e artigos da lei Maria da Penha que asseguram à mulher os seus direitos.

Entre as abordagens, ainda, foi enaltecida a importância do conselho para o município e as primeiras ações concretizadas pelas representantes. O Codim tem articulado ações com o Pronto Socorro Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil a fim de identificar possíveis casos de violência sexual e doméstica e também dar acompanhamento às ocorrências registradas. “Mesmo antes de começarmos as ações do conselho, estamos sendo procuradas. É importante esta conscientização da comunidade a favor dos nossos trabalhos”, enfatizou a conselheira Regina Mattos.

As ações do Codim vem sendo assessoradas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que tem dispensado apoio às iniciativas e zelando pelos propósitos do Governo Municipal em garantir a defesa da mulher. “Consta nas propostas da administração municipal a criação da Casa Rosa Mulher e a luta pela instalação da Delegacia da Mulher em nossa cidade. Ideais comuns ao Codim que têm sido abraçados pelo Poder Executivo”, disse a secretária Joselisa Panone.

Logo do Facebook Deixe seu comentário