Descalvado, 19 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

Agricultores preveem queda de 20% na safra de milho em Casa Branca

21/01/2014

Produtor rural esperava colher 200 sacas por hectare, mas colheu 150.
Em outra propriedade rural, plantações ainda não deram espigas.



O tempo seco provoca prejuízo aos agricultores de Casa Branca (SP), que preveem uma quebra na safra de milho de até 20% em 2014. Em uma fazenda, o produtor rural esperava colher 200 sacas de 60 quilos por hectare, mas a média não passa de 150 sacas, colheita menor que a do ano passado.
Em outra área, muitas espigas não se desenvolveram bem e faltam grãos. Apesar dos cinco pivôs utilizados para irrigação, a estiagem comprometeu a produção. “No ano passado choveu no mês janeiro 410 milímetros e neste ano choveu até agora 10 milímetros, o que é muito pouco”, comentou o agrônomo André Antoniali.

Casa Branca tem 240 produtores de milho e a área plantada é de quase 12 mil hectares para uma produção anual de 6 mil toneladas.Mas, como as espigas estão com um peso menor nesta safra, é esperada uma queda na produção. “O mercado recebe normal, mas o problema é que vai faltar peso”, explicou o produtor Luiz Roberto Trevisan.

Em outra fazenda, não há nenhum equipamento para irrigação e o produtor depende exclusivamente das condições climáticas. A área plantada é 380 hectares e em algumas áreas os problemas são aparentes. Já houve perda de produção em mais de 10% da lavoura.

Segundo os agrônomos, 50 dias depois do plantio a espiga deveria aparecer, mas dois meses depois nada apareceu. “Desde o plantio a chuva foi muito fraca, choveu muito pouco, em poucos dias e realmente foi perda total”, disse o administrador da fazenda José Carlos de Castro. "Mesmo se começasse a chover agora não adiantaria, as culturas já estão prejudicadas", completou Antoniali.


Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados