Administração Municipal recupera estradas rurais

Administração Municipal recupera estradas rurais

Webmaster 23/01/2014 - 22:57
Chuvas isoladas, porém fortes, causaram estragos em vários locais

Neste início de ano, como já fora citado em matéria sobre a falta de água, o índice pluviométrico em Descalvado (média de chuva por período), até agora está abaixo do esperado. Mas, em alguns pontos aconteceram chuvas isoladas em grande intensidade, que não serviram para subir os níveis dos reservatórios de água, porém, fizeram com que problemas em estradas rurais surgissem.

Sendo o município de Descalvado, um dos maiores em extensão territorial do estado de São Paulo (755,226 km²) e cortado por mais de 900 Km de estradas rurais, faz com que o poder público redobre a atenção quanto à conservação e manutenção das vias de acesso às propriedades rurais.

Esta semana o chefe da Seção de estradas rurais José Carlos Vancetto, informou que o trabalho de recuperação foi feito nas conhecidas estradas dos Irmãos Santos e Santana, vicinal Descalvado/Pirassununga, na ponte do Bom Pastor. A ação consiste em terraplanagem com moto niveladora, recomposição de mata-burros e pontes, além de colocação de cascalho, o que segundo ele (Vancetto), oferece mais segurança e tranquilidade aos produtores rurais, assim como aos demais usuários das referidas vias.

Na estrada que interliga os municípios de Descalvado e Pirassununga, no conhecido córrego Bom Pastor, por conta do grande volume de trânsito pesado, parte da ponte cedeu e oferecia riscos aos usuários. Diante disso, a Secretaria de Obras de Descalvado, providenciou nova estrutura com técnicas e recursos próprios, e nesta semana a peça foi instalada. “Acompanhamos toda a montagem e estruturação da peça com aproximadamente 2 toneladas de concreto e ferro, num custo próximo de R$ 1.500,00 e deverá ser a primeira de várias que pretendemos implantar em outros locais”, explica o engenheiro civil da Secretaria de Obras, Phelipe Marciura. “Dimensionamos a peça, que foi pré-fabricada no pátio do almoxarifado da Prefeitura obedecendo todos os critérios técnicos, para que suporte o trânsito pesado que há no local”, finaliza.

O vereador Argeu Donizetti Reschini (PROS), que preside a Comissão de Obras e Serviços Públicos na Câmara Municipal de Descalvado, visitou um dos locais onde as obras de recuperação de pontes e estradas rurais estão ocorrendo. Na oportunidade o vereador também esteve na ponte do córrego “Bom Pastor”. “Vejo que o trabalho está muito seguro e bem feito. Segundo o que fui informado pelos técnicos da Secretaria de Obras, além de economia para o município, a agilidade na substituição não prejudica o tráfego. Neste caso, por exemplo, houve a necessidade de interdição somente no período da manhã. Tão logo foi removido o que havia sido danificado, imediatamente a nova peça foi colocada e o trânsito liberado”, disse Reschini.

O vereador salientou ainda que pretende solicitar junto ao Governo do Estado, uma nova etapa do programa Melhor Caminho, destinado exclusivamente para recuperação de estradas rurais. Este, totalmente custeado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por meio da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo).

O trabalho de manutenção e recuperação de estradas rurais segue o cronograma traçado pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos, e é custeado pelos cofres públicos municipais.

“A extensão das estradas rurais em Descalvado é muito grande. Isso requer muitos cuidados e bom senso da Administração para atendermos bem aos produtores rurais. Além disso, o trânsito diário em todas elas pode se dizer que é intenso. Estamos fazendo o possível para deixarmos as estradas em boas condições”, explica Vancetto.


Logo do Facebook Deixe seu comentário