Volta às aulas: Secretaria prepara detalhes para reinício do ano letivo

Volta às aulas: Secretaria prepara detalhes para reinício do ano letivo

Webmaster 23/01/2014 - 22:59
A Administração Pública Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, pasta coordenada pela Professora Rute Maria Pozzi Casati, se prepara intensamente para os 202 dias letivos de 2014.

Haverá antecipação do retorno às aulas, para adequação ao calendário das escolas estaduais, levando em consideração o item economicidade, uma vez que há uma parceria estado/município no transporte de alunos e alimentação, além das datas de recesso dos professores.

O trabalho praticamente não parou desde o final do ano passado, quando as atividades escolares se encerraram. As equipes pedagógicas e administrativas trabalham no planejamento e adequações para receber em torno de 4200 alunos, desde a educação infantil, incluindo creches, até o ensino fundamental, a partir do dia 3 de fevereiro. Conforme calendário já estabelecido, serão 202 dias no primeiro semestre sendo; o primeiro bimestre de 3 de fevereiro a 29 de abril e o segundo de 2 de maio a 20 de junho. No segundo semestre as aulas terão início no dia 14 de julho e vão até 26 de novembro quando termina o terceiro bimestre. O último bimestre que marca o fim do ano letivo começa em 30 de setembro e termina no dia 22 de dezembro.

Alimentação: Os alunos da rede municipal serão servidos normalmente desde o primeiro dia de aulas. O Programa Hora Certa deverá prosseguir, porém, não imediatamente ao início do ano letivo. É preciso uma reorganização, e em breve estará em vigor novamente.

Transporte: A Secretaria ainda está tomando conhecimento de todo o cenário da pasta da Educação, inclusive das deficiências existentes, como, por exemplo, o transporte da zona rural que implicou em um aumento na contrapartida para o município em 180% e 20% para o Estado. Isso em decorrência da necessidade de devolução de R$ 92.000,00 e R$ 32.000,00 não gastos, correspondentes ao primeiro e segundo semestre de 2013. Porém já houve determinação do prefeito Henrique do Nascimento para solicitar um aditamento evitando prejuízo para os cofres do município e aos alunos servidos pelo sistema.

Para poder atender a uma reinvindicação de pais de alunos, está sendo planejada a possibilidade de transporte dos alunos da Educação Infantil residentes no Bairro Bosque do Tamanduá, o que poderá oferecer mais conforto e tranquilidade aos pais e principalmente aos alunos.

“Estamos trabalhando com muita dedicação com toda a equipe da SEEC (Secretaria de Educação e Cultura) para bem servir nossos alunos, seja com transporte, alimentação e o mais importante, o conteúdo pedagógico. Oferecendo educação de qualidade, estamos contribuindo para a formação de pessoas comprometidas com a ética e com a decência”, comentou o Prefeito Henrique Nascimento.

Qualquer dúvida quanto ao retorno às aulas no próximo dia 3 de fevereiro a Administração Pública está à disposição por meio da Secretaria de Educação e Cultura localizada à rua Guerino Oswaldo, 446 1º andar Centro ou pelos telefones (19) 3583 7385 ou 3583 3934.


Logo do Facebook Deixe seu comentário