Dengue: Índice de Breteau em Descalvado está acima do tolerável pela OMS

Dengue: Índice de Breteau em Descalvado está acima do tolerável pela OMS

Webmaster 23/01/2014 - 23:00
Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações e pede atenção da população

O Índice de Breteau é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontradas nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada. É utilizado no Brasil para a determinação de infestação do mosquito da dengue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti fique abaixo de (1.0), número considerado seguro para que se evite epidemias.

Em Descalvado, a Secretária Municipal de Saúde, gerida pelo enfermeiro Carlos Roberto Bianchi, realizou neste início de ano, entre os dias 2 e 9 de janeiro, a Avaliação de Densidade Larvária, quando se chegou ao resultado bem acima do normal, e, portanto considerado preocupante (6.1).

Diante disso, a SMS tomou medidas de impacto para evitar uma possível epidemia. O arrastão de limpeza, previsto para o início de fevereiro terá como finalidade eliminar tudo o que sirva de criadouro do mosquito. O trabalho será feito de casa em casa, e deverá abranger todos os bairros com recolhimento de entulhos e materiais inservíveis.

“Pedimos que a população colabore nesta luta contra a Dengue, nos recebendo bem e facilitando nosso trabalho”, sugere Silvio Franceschini, chefe da equipe Controladora de Vetores.

Orientações como, sintomas da doença, o que fazer em caso de suspeitas e como proceder para evitar a proliferação do transmissor da Dengue, também fazem parte das ações. Lembrando que, os sintomas mais comuns da doença são: febre alta, dor nos olhos e nas juntas além de manchas avermelhadas pelo corpo.

“Ao sinal de quaisquer itens citados, aconselho que o paciente procure o serviço público de saúde o mais rápido possível, e informe o agente de saúde. O tratamento é grátis. Lembrado que a Dengue tem cura, porém é uma doença que oferece altos riscos, principalmente de o paciente for acometido numa segunda vez. Pode até ser fatal”, comenta o secretário de saúde.

Bianchi, ainda lembra que a Administração está fazendo sua parte, porém, cabe a cada munícipe ter a consciência de cidadania e participar ativamente do combate ao Mosquito e consequentemente ao avanço da Dengue. “A responsabilidade é todos” finaliza.

Este ano até o momento, Descalvado não teve nenhum caso confirmado de Dengue. Quanto às suspeitas, também não houve registros.


Logo do Facebook Deixe seu comentário