Senac São Paulo fomenta mais de 40 redes em todo o Estado por meio de metodologia de desenvolvimento local

Senac São Paulo fomenta mais de 40 redes em todo o Estado por meio de metodologia de desenvolvimento local

Webmaster 23/01/2014 - 23:07
Programa Rede Social tem o objetivo de melhorar o bairro, a cidade e a vida em comunidade. Só em 2012, mais de 1,2 mil organizações participaram da iniciativa, gerando quase 300 ações e projetos coletivos

Desde 1997, o Senac São Paulo desenvolve o Programa Rede Social, que reúne pessoas e organizações nas regiões onde atua com o objetivo de implementar ações e projetos coletivos que melhorem o bairro, a cidade e a vida em comunidade. Por meio dele, o Senac reafirma seus valores institucionais de compromisso social, desenvolvimento sustentável, atitude empreendedora, busca da excelência e educação para a autonomia.

A Rede Social São Carlos surgiu em janeiro de 2006, com o apoio e fomento do Senac São Paulo, com o objetivo de ser um espaço comum para debater, planejar e executar projetos que possam contribuir para o desenvolvimento social de São Carlos.

Dentre os projetos desenvolvidos na cidade, destacam-se: Programa Gastronomia e Desenvolvimento Local, Programa Recicl@tesc – Reciclagem Tecnológica de São Carlos, Programa Emprecoop Empreendedorismo e Cooperativismo e Rede Social do Mercado Hoteleiro.

E com o mesmo objetivo em junho de 2007, a Rede Social teve inicio na cidade de Itirapina, onde desenvolve os projetos: Plano de Desenvolvimento Local Itirapina 2020, Programa de Arborização Urbana, Projeto Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Desenvolvimento Turístico Regional da Serra do Itaqueri.

Para Luiz Francisco de A. Salgado, Diretor Regional do Senac São Paulo, o programa é mais uma forma de a instituição estar lado a lado com as comunidades onde está presente. “Desde sua origem, o Senac atua com conceitos de integração, inclusão e cidadania. Com o Programa Rede Social, nosso empenho é levar às pessoas a metodologia educacional de formação de redes e gestão de projetos, para estimular que população e entidades se conectem a causas comuns. É o Jeito Senac de Educar presente não apenas em cursos e atividades educacionais, mas também no desenvolvimento das comunidades”, enfatiza.

Para iniciar a articulação de uma rede social, são considerados os vínculos preexistentes entre as pessoas e organizações sociais da comunidade. Norteando essa ação, o Senac, por meio de um mediador, propõe um método de trabalho orientado por seis etapas: promoção de encontros, identificação dos participantes, apresentação das propostas, busca do consenso, estabelecimento de novos compromissos e implementação de ações e projetos.

“O papel do Senac é contribuir com a mediação do processo, mantendo-o democrático e garantindo a participação igualitária dos componentes em todas as etapas. A atuação da instituição pressupõe estar na comunidade, conhecer a realidade das localidades, suas lideranças, sua história, participando de seus eventos e suas atividades”, comenta Jorge Duarte, coordenador do programa no Senac.

A metodologia do Programa Rede Social busca promover o conhecimento e a defesa dos direitos e interesses comuns da comunidade, o intercâmbio de conhecimentos e experiências e a criação de ambiente favorável ao processo participativo de construção de ações e projetos que contribuam com a transformação social sustentável do local.

“A rede é uma estrutura social aberta e democrática que possibilita relacionamentos horizontais, não hierárquicos, entre seus participantes, sustentada por valores de igualdade, solidariedade, cooperação e construção coletiva, propiciando grande articulação entre as várias esferas da sociedade civil, como organizações sociais, empresas, poder público e cidadãos”, explica Jorge.

Atualmente, 44 redes sociais vinculadas à iniciativa estão em atividade em todo o Estado de São Paulo. Alguns dos municípios participantes do Programa Rede Social são Osasco, Bauru, Jundiaí, Araraquara, Botucatu, Limeira, São José do Rio Preto, Taubaté e Votuporanga. Na capital paulista, os grupos estão localizados nos bairros Cambuci, Bela Vista, Vila Buarque, Lapa, Santo Amaro, Campo Grande, Jabaquara, Tatuapé, Penha, Vila Prudente e Itaquera e ainda na zona norte, abrangendo bairros da região.

Resultados
Quando se participa ativamente em uma rede social, as pessoas desenvolvem competências individuais para ouvir, compreender, conviver e cooperar. Além disso, conectam ideias, fazem parcerias, realizam projetos em conjunto e ampliam os relacionamentos. Com isso, mudam sua forma de pensar e agir, assumindo papéis de protagonistas das melhorias necessárias para o desenvolvimento do espaço onde estão inseridas.

Em 2012, o Programa Rede Social registrou a participação de mais de 1,2 mil organizações, que geraram quase 300 ações e projetos coletivos. Desses, foram quase 170 palestras, fóruns e world cafés, cem oficinas, workshops e capacitações para geração de renda e 23 eventos para atendimento comunitário gratuito. Mais de 113 mil pessoas participaram e foram beneficiadas pelas iniciativas desenvolvidas nesse ano.

Outras informações sobre o Programa Rede Social, formas de participar e apoiar projetos e resultados podem ser acessados em www.sp.senac.br/redesocial.

Serviço
Programa Rede Social
Mais informações: www.sp.senac.br/redesocial

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: http://www.sp.senac.br/redessociais


Logo do Facebook Deixe seu comentário