Ainda sem solução a morte de Nayara Patracão, após lipo há um ano, avó pede justiça

Ainda sem solução a morte de Nayara Patracão, após lipo há um ano, avó pede justiça

Webmaster 08/02/2014 - 10:14
Nayara Patracão sofreu complicações durante cirurgia em Descalvado (SP).
Família acredita em falha. Médico responsável por procedimento discorda.



“Dinheiro não me interessa porque não vou ter minha neta de volta. O que eu quero é justiça”. A frase de indignação é de Geralda Benedicta Patracão, avó da manicure morta em fevereiro do ano passado após ficar um mês em coma por complicações em uma lipoaspiração. O caso, que completa um ano nesta sexta-feira (7), ainda não teve um desfecho. Para a família de Nayara Patracão, houve erro no procedimento. O médico responsável pela cirurgia nega.

O cirurgião plástico Vicente de Paula Ciarrochi disse que qualquer falha no procedimento já teria sido apontada no exame de necropsia e também na investigação médica. “Eu tenho total sentimento de ausência de culpa. Meu único sentimento é de pesar pelo que aconteceu, isso me abalou muito”, afirmou o especialista ao G1 na quinta-feira (6).

O Conselho Regional de Medicina (CRM) abriu processo administrativo em janeiro de 2013 para apurar se houve alguma infração ética por parte do profissional, mas a sindicância ainda está em andamento e pode levar até dois anos para ser concluída. O processo corre em sigilo.

O advogado da família, Edevaldo Guilherme, relatou que a polícia já ouviu médicos, enfermeiros e testemunhas e que o inquérito será enviado ao Fórum de Descalvado na próxima segunda-feira (10). “A Promotoria vai analisar o material com as provas e documentação e então decidirá pela denúncia ou arquivamento”, explicou.

Morte
Nayara realizou uma cirurgia em Descalvado no dia 7 de janeiro do ano passado para a retirada de gordura na região das costas, mas sofreu complicações durante o procedimento de lipoaspiração. Segundo o cirurgião plástico, ela teve um mal súbito.

Transferida para São Carlos, a manicure chegou a ser diagnosticada com morte cerebral, segundo a mãe. Mas, uma junta médica contratada pela família descartou essa possibilidade no dia 16 de janeiro.

Dois dias depois, o diretor superintendente da Casa de Saúde, Fernando de Lucca, afirmou em entrevista coletiva que em momento algum foi constatado por nenhum médico do hospital que a manicure teve morte cerebral.

O cirurgião Ciarrochi Júnior avaliou que houve precipitação por parte da equipe médica ao informar à mãe que a jovem teve morte cerebral. Segundo ele, pode ter havido uma interpretação equivocada da família.


No dia 7 de fevereiro, a jovem de 24 anos teve uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Erros
O pai da manicure, Marcelo Patracão, acredita que houve erro no procedimento adotado com a filha. “Ela não morreu em São Carlos, já saiu morta daqui [de Descalvado] no dia 7 de janeiro. Houve erro antes e depois da cirurgia. Ela não poderia fazer essa lipoaspiração uma vez que havia dado à luz oito meses antes”, disse.

Há um ano sem a filha, Marcelo espera que a Justiça seja feita para amenizar o sofrimento da família. “Não pensamos em pedir indenização em dinheiro, nunca foi a nossa intenção, mas se vier a calhar o que conseguirmos será para as crianças”, disse.

Atualmente, os dois filhos de Nayara, Kauê Henrique, de um ano e meio, e Luane Victória, de 6 anos, moram com ele. Marcelo contou que sempre leva os netos ao cemitério quando vai visitar o túmulo da filha.

“A lembrança dela não pode se apagar, tem que continuar forte na cabeça deles. Digo sempre que a mamãe está bem, olhando por nós, para eles saberem que tiveram uma boa mãe que amava os filhos, mas por infelicidade do destino todos nós perdemos”, relatou.

Logo do Facebook Deixe seu comentário