Encontrado um novo jequitibá-rosa gigante

Encontrado um novo jequitibá-rosa gigante

Webmaster 10/02/2014 - 08:51
Jequitibá gigante encontrado no município de Camacan, no sul da Bahia

Os Jequitibás sempre despertaram admiração pelo porte e pela beleza.
São considerados verdadeiros monumentos do reino vegetal.

Esta espécie (Cariniana legalis) ocorre na Mata Atlântica, tanto na faixa mais próxima ao litoral, onde a ocorrência de chuvas é maior ou na floresta do interior, onde temos um período de estiagem mais prolongado, sempre em solos férteis.

Na região sul da Bahia, foi feito um concurso para a divulgação das maiores árvores daquela região e, foi revelado uma árvore gigante que passou a ser considerado o maior jequitibá-rosa do Brasil.

A árvore tem 48 metros de altura e 4,35 metros de diâmetro. O recorde das medidas pertencia ao Jequitibá-rosa do Parque Estadual de Vassununga, situado no município de Santa Rita do Passa Quatro que possui 39,00 metros de altura e 4,00 metros de diâmetro.

O Instituto Cabruca, que promoveu o concurso naquela região, tem o ideal de preservação do Bioma Amazônico e da Mata Atlântica. Realiza trabalhos para estimular Sistemas Agro Florestais (SAFS.) entre os produtores rurais para a produção de cacau em área sombreada pela vegetação nativa.

A arvore está situada no município de Camacan, na fazenda Monte Florido, que preserva um importante trecho da Mata Atlântica. Uma trilha para acesso ao Jequitibá será preparada com a ajuda de especialistas, para estimular o ecoturismo na propriedade.

A iniciativa do Instituto Cabruca recebeu apoio de importantes celebridades do meio artístico, entre as quais está Camila Pitanga, que gravou um vídeo para fazer uma homenagem.

Aqui na região, os jequitibás podem ser vistos em áreas preservadas como nos Parques Estaduais da Vassununga e de Porto Ferreira que oferecem infra-estrutura para a visitação pública.

Fonte e imagem: http://www.teixeiranews.com.br/maior-jequitiba-do-brasil-e-encontrado-no-sul-da-bahia/#.UvUN32JdXSs

Logo do Facebook Deixe seu comentário