Greve dos Correios chega a Pirassununga com paralisação de entregas

Greve dos Correios chega a Pirassununga com paralisação de entregas

Webmaster 11/02/2014 - 07:55
A paralisação dos trabalhadores dos Correios em Pirassununga completa uma semana neste sábado e segue por tempo indeterminado. Segundo a Fentect, federação nacional que representa 29 sindicatos da categoria, a greve tem adesão de trabalhadores da área operacional (carteiros) e ocorre parcialmente em diversos estados do país. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) contesta os dados dos sindicalistas.

Em nota, a ECT afirma que "os Correios em todo o Brasil estão funcionando normalmente com 95,35% do efetivo total da empresa trabalhando, o que corresponde a 119.591 empregados. Nas localidades onde há paralisação, os Correios implantaram plano de contingência e estão garantindo o funcionamento normal das atividades".

A greve foi decretada porque, segundo a Fentect, a empresa descumpriu decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em julgamento de dissídio coletivo realizado em outubro de 2013, sobre a manutenção do plano Correios Saúde.

Segundo os sindicalistas, no dia 1º os trabalhadores foram comunicados oficialmente da mudança do plano para o Postal Saúde. Com o Correios Saúde, todos os trabalhadores, independentemente do cargo, têm o mesmo tipo de cobertura no plano e não pagam mensalidade, mas um pagamento compartilhado – que varia de 10% a 20%, dependendo do salário – somente quando utilizam o convênio. A Fentect afirma que, com a alteração para o Postal Saúde, os trabalhadores passarão a pagar uma mensalidade para utilização do convênio médico, o que, na visão da entidade, acabaria com o princípio de isonomia.

Logo do Facebook Deixe seu comentário