“Desconto” e “multa” podem controlar o uso da água na cidade

“Desconto” e “multa” podem controlar o uso da água na cidade

Webmaster 13/02/2014 - 18:29
Vereador Vick Francisco sugere desconto para quem economizar e cobra aplicação da lei que prevê multa para quem desperdiçar água em períodos de estiagem

Desde o início do ano que a mídia de um modo geral só fala em estiagem, racionamento de água e a necessidade de se economizar água. Aqui em Descalvado não é diferente. Falta água para o abastecimento da cidade, não há registro de chuva e também é preciso economizar.

No entanto, nem todos os cidadãos se conscientizam do escasso acesso à água e lavagens de carros e calçadas são cenas comuns de serem vistas.

Na sessão dessa semana, o vereador Luiz Carlos Vick Francisco (PPS), pensando em uma forma de controlar o desperdício, cobrou do prefeito o cumprimento da Lei Municipal n.º 3136, de 24 de setembro de 2009, autoriza a Prefeitura determinar a fiscalização em toda cidade para checar o uso da água, podendo em caso de uso inadequado ou do desperdício, aplicar multa no valor de 10% sobre o valor registrado no consumo de água do mês anterior.

O vereador acredita que essa seria um bom momento de decretar o Estado de Alerta de Desabastecimento e fazer as pessoas se conscientizarem do uso correto da água. “Ninguém quer o racionamento em seu bairro, mas infelizmente muitos não colaboram no uso correto da água”.

O vereador ainda sugeriu ao prefeito que também seja feita uma gratificação ao cidadão que colabora com a cidade. “Àqueles que economizam água a Prefeitura poderia conceder desconto de 50% na tarifa, quando o consumo foi igual ou menor a 15 m³, quantidade suficiente para atividades básicas da casa, como: higiene pessoal, cuidados com a casa, entre outras, sempre fechando a torneira quando possível”.

Entre outras considerações, Vick Francisco disse que essas são medidas que se adotadas serão formas da Prefeitura controlar o uso da água na cidade, aplicando as devidas medidas de acordo com a forma do cidadão de utilizar esse bem tão necessário e tão escasso nos tempos de hoje.


Logo do Facebook Deixe seu comentário