Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

Helton crítica rede alternativa de captação de água do Córrego da Onça e pede implantação de sistema permanente para o fim da falta de água na cidade

13/02/2014

Na sessão dessa segunda-feira, 10, o vereador Helton Venâncio (PSDB) usou a Tribuna da Câmara para comentar e mostrar imagens que comprovam a real necessidade na implantação de um sistema permanente de captação de água do Córrego da Onça para suprir a redução do nível da água nas Represas Calmon e Rosária em épocas de estiagem.

Helton se referiu a recente obra realizada pela Prefeitura com a ajuda da Usina Ipiranga. A indústria emprestou toda a tubulação para que a água do córrego da onça fosse captada e despejada nas represas de abastecimento locais.

Helton afirmou que reconhece a captação das águas do Córrego da Onça como a solução para a falta de água nas represas e deixou claro não julgar a ação da Prefeitura na sua realização. No entanto, ele também reconhece que os 2,5 quilômetros de tubulação instalada nessa ação apresenta vários riscos e tem de ser substituída de forma permanente e segura, com tubulação resistente e vedação segura, implantada no subsolo e sem oferecer riscos de contaminação, tanto que formalizou indicação para o prefeito.

“Chequei pessoalmente e registrei com imagens apresentadas nessa noite toda a tubulação instalada pela Prefeitura para a captação das águas do Córrego da Onça e o que pude perceber é que ela apresenta várias emendas que podem gerar risco de contaminação, pois em alguns trechos elas se encontram próximas a redes de esgoto. Elas também estão expostas ao solo podendo ser facilmente danificadas. Foi isso que quis mostrar à população para que todos estejam cientes de que a ação não é adequada, embora esteja sendo útil nesse momento crítico de seca”, explicou o vereador.

O vereador Edevaldo Guilherme, líder do PMDB em Descalvado, rebateu as críticas de Helton na tribuna, para informar as reais intenções da Administração Municipal. Entre outras palavras Edevaldo disse que o prefeito juntamente com a sua equipe da SEMARH tem discutido o assunto e analisa realizar um estudo hídrico na cidade, a fim de que isso indique a melhor forma de formalizar uma solução permanente para driblar os períodos difíceis em que a Prefeitura não consegue manter o abastecimento de água na cidade.

A indicação de Helton de nº 38 foi protocolada e enviada ao Chefe do Poder Executivo, Henrique Fernando do Nascimento, juntamente com uma mídia DVD contendo fotos e vídeos que ilustram a atual forma de captação de água do Córrego da Onça até as mencionadas represas.




Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados