Vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) começa segunda-feira dia 10

Vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) começa segunda-feira dia 10

Webmaster 06/03/2014 - 16:47
O vírus HPV, do inglês Human Papiloma Vírus, está associado à presença de vários tipos de câncer, especialmente em mulheres. É um vírus capaz de causar lesões de pele ou mucosas, que habitualmente regridem por ação do sistema imunológico.

O vírus é muito contagioso, sendo possível a contaminação com uma única exposição. A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma é pela via sexual. Mas também pode haver transmissão da mãe para o bebê, durante a gravidez e o parto (transmissão vertical).

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres.

O Ministério da Saúde, por intermédio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e de Educação, realizará a Campanha de Vacinação Contra o HPV a partir de 10 de março de 2014 para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade, em escolas públicas e privadas e nas Unidades Básicas de Saúde.

O objetivo desta vacina é proteger contra câncer de colo de útero e verrugas genitais.

Vale ressaltar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, de forma que as pessoas vacinadas devem usar preservativos nas relações sexuais.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV, em escolas ou UBSs, de acordo com o recomendado:

• 1ª dose: será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade, a partir de 10 de março;

• 2ª dose: administrada seis meses após a 1ª dose;

• 3ª dose: administrada cinco anos após a 1ª dose.

A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.

Lembrando que no dia marcado é necessário apresentar caderneta de vacinação.

É fundamental a parceria com as escolas, com o envolvimento dos professores na conscientização da importância da vacina HPV, contribuindo para a disseminação de informações, aceitação e participação das adolescentes na vacinação.

No município de Descalvado a vacinação será nas escolas. Essa ação será muito importante para o alcance da meta de 80% de cobertura vacinal das adolescentes.

As equipes de saúde e educação do município estão agendando reuniões com os pais para esclarecer dúvidas e marcar datas da vacinação em cada escola.

Qualquer dúvida quanto à campanha ou a própria vacina pode ser esclarecida no Centro de Saúde de Descalvado com a enfermeira Maria de Lourdes C. Santana, responsável pela Vigilância Epidemiológica. O endereço é Rua Bezerra Paes, 221- Centro ou pelos telefones 3593 1590 ou 3583 1419.


Logo do Facebook Deixe seu comentário