Argeu propõe formar profissionais capacitados em cuidados com idosos

Argeu propõe formar profissionais capacitados em cuidados com idosos

Webmaster 20/03/2014 - 16:15
Na 7ª sessão legislativa do ano, ocorrida em 17 de março, Argeu Reschini (PROS) propôs em indicação às secretarias de Educação e de Saúde a disponibilização de curso de capacitação para “Cuidador de Idoso” em Descalvado; ele sugeriu ainda parceria com a Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO para formar profissionais qualificados nessa área.

Hoje em dia, segundo dados atualizados do IBGE, estima-se que a expectativa de vida de quem nasceu em 2013 será de 74,8 anos. Nesse sentido, nos últimos anos, o cuidador de idoso tem ganhado cada vez mais espaço e prestígio no mercado de trabalho. No entanto, a demanda de profissionais qualificados ainda é pequena. A maioria das pessoas que se dedicam a função são pessoas que já trabalhavam com serviço doméstico, ou enfermeiros, devido aos cuidados de saúde exigidos em muitos casos.

A sugestão é que o curso forme pessoas capacitadas para cuidar de idosos com ou sem limitações, para as atividades da vida diária (AVD) e atividades instrumentais da vida diária (AVDI), identificando suas necessidades e expectativas em relação a vários aspectos da vida cotidiana, respeitando sua individualidade, incentivando sua autonomia e independência e estimulando sua capacidade funcional para garantir-lhes qualidade de vida.

Caso a Prefeitura invista nessa capacitação, o vereador quer a garantia de que o curso seja gratuito para atingir também o cunho de novas oportunidades de emprego.


Logo do Facebook Deixe seu comentário