Descalvado, 15 de Novembro de 2018 Busca:   
Câmara Municipal

Argeu propõe formar profissionais capacitados em cuidados com idosos

20/03/2014

Na 7ª sessão legislativa do ano, ocorrida em 17 de março, Argeu Reschini (PROS) propôs em indicação às secretarias de Educação e de Saúde a disponibilização de curso de capacitação para “Cuidador de Idoso” em Descalvado; ele sugeriu ainda parceria com a Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO para formar profissionais qualificados nessa área.

Hoje em dia, segundo dados atualizados do IBGE, estima-se que a expectativa de vida de quem nasceu em 2013 será de 74,8 anos. Nesse sentido, nos últimos anos, o cuidador de idoso tem ganhado cada vez mais espaço e prestígio no mercado de trabalho. No entanto, a demanda de profissionais qualificados ainda é pequena. A maioria das pessoas que se dedicam a função são pessoas que já trabalhavam com serviço doméstico, ou enfermeiros, devido aos cuidados de saúde exigidos em muitos casos.

A sugestão é que o curso forme pessoas capacitadas para cuidar de idosos com ou sem limitações, para as atividades da vida diária (AVD) e atividades instrumentais da vida diária (AVDI), identificando suas necessidades e expectativas em relação a vários aspectos da vida cotidiana, respeitando sua individualidade, incentivando sua autonomia e independência e estimulando sua capacidade funcional para garantir-lhes qualidade de vida.

Caso a Prefeitura invista nessa capacitação, o vereador quer a garantia de que o curso seja gratuito para atingir também o cunho de novas oportunidades de emprego.




Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados