Descalvado, 16 de Novembro de 2018 Busca:   
Região

USP promove observação de Marte em evento gratuito para a comunidade

10/04/2014

"Semana Marciana" segue até domingo com palestras e exibição de filme.
Atividades ocorrem no Observatório Dietrich Schiel dentro do campus 1.


A USP de São Carlos (SP) promove até domingo (13) eventos gratuitos para a observação do planeta Marte, que estará mais próximo da Terra. A programação da ‘Semana Marciana’ conta também com palestras e exibição de filme. As atividades ocorrem nas dependências do Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural, no campus 1.

Durante esta semana, ocorre a chamada oposição de Marte, momento em que o planeta fica praticamente alinhado com a Terra e é observado na direção oposta a do Sol, ficando visível durante toda a noite. Esse fenômeno ocorre a cada 2 anos e 50 dias, aproximadamente, devido ao período cíclico de movimentação dos planetas.

“Na maior aproximação, ele domina. Se a gente olhar o céu hoje, com exceção da Lua, ele vai ser o objeto mais brilhante. Chama atenção até por causa da sua coloração avermelhada, característica do planeta. Embora ele tenha metade do tamanho da Terra, com a aproximação ele fica muito brilhante no céu”, explicou o astrônomo da USP Luiz da Silva.

O astrônomo explicou que Marte tem condições ambientais parecidas com as da Terra, como a temperatura e o relevo. Por outro lado, não há oxigênio e o clima é extremamente seco. Ainda assim, as características do planeta despertam a curiosidade das pessoas. “Continua ainda no imaginário popular os marcianos como criaturas verdinhas”, brincou Silva.

Os detalhes vistos por meio das lentes do telescópio encantam os visitantes. “Achei surpreendente porque é algo que a gente não vê todo dia, é muito bom”, disse a funcionária pública Maraci Perez.

Programação
As observações ocorrem das 20h às 22h. As palestras serão apresentadas no auditório do Observatório e começam às 21h, com duração aproximada de 40 minutos.

A participação em todas as atividades é livre e não há a necessidade de agendamento ou inscrição. Para as palestras e para a exibição do filme “John Carter: entre dois mundos”, no domingo, há limite de público de 50 pessoas devido à capacidade do auditório. Para as observações, não há limite de número de participantes.

As atividades ocorrem no campus 1. O acesso para pedestres é próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. A entrada é franca.

G1



Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados